“Depois de analisarmos algumas linhas de investigação sobre a dimensão afectiva da relação pedagógica, apresentamos os principais resultados de duas investigações recentes, conduzidas em escolas portuguesas, a partir das perspectivas de alunos do 2º e do 3º ciclos do ensino básico (Carvalho, 2007; André, 2007). A primeira, entre outras metodologias, recorre à análise de narrativas dos alunos para pôr em evidência a sua (in)satisfação face à qualidade da relação com os professores. A segunda, parte da análise de dados recolhidos através de entrevistas e da aplicação da sub-escala Relacionamento com Professores do Questionário da Vivência Académica (QVA) (Almeida et al., 2002), pondo em evidência as qualidades apreciadas nos professores, mormente as do domínio relacional, em função da idade e do género dos alunos e retirando algumas implicações para a formação de professores.”
You may also like
O presente trabalho pretende apresentar o impacto da gaguez na qualidade de vida e na autoestima e o impacto do bullying e […]
Nesse trabalho descrevemos algumas mudanças no processo de ensino e aprendizagem que interferem no comportamento do professor. Tratamos alguns aspectos que influenciam […]
Quem duvida da necessidade de cada indivíduo se conhecer a si próprio? A consciência das fragilidades pessoais, das competências e áreas fortes […]
Com base no Projeto ‘CINet – Redes para o empreendedorismo nas indústrias criativas’ (Programa Leonardo DaVinci) foi concebida e implementada uma formação […]