O meio publicitário foi um dos maiores beneficiados com o avanço tecnológico do século XXI. Um destes benefícios, é o surgimento de novas formas de anunciar, como por exemplo, a Mídia Programática. Para conhecer mais sobre esse importante formato, conversamos com Renato Bastos, CCO da SimpleAds, especialista no assunto.
Atuando no mercado publicitário desde 2007, e atualmente na área comercial, Renato definiu a mídia programática como: “uma forma automatizada que otimiza a compra de espaços publicitários digitais, usando aprendizado de máquina para encontrar e escolher os locais mais eficazes e propícios à necessidade do cliente”.
Antes desse método, os profissionais de marketing e publicidade precisavam fazer todo esse processo manualmente, lidando com propostas, cotações e negociações pessoalmente ao longo do processo de compra de mídia digital.
Uso dos dados
Através da automatização e do uso de dados, a mídia programática entrega os anúncios para os públicos de interesse do anunciante. A compra de anúncios é feita por meio de leilões online, para que as marcas anunciem em diferentes páginas, em que seu público-alvo está presente. Renato destacou a importância da automação para a mídia programática:
“É crucial para ganhar tempo de operação e centralizar a compra de mídia, evitando o desperdício de investimento”, comentou Bastos.
Sendo assim, utilizar este método se torna uma estratégia extremamente eficiente, ressaltando a importância dos dados na mídia programática. Estes dados são de suma importância para mensurar os anúncios e definir novas estratégias.
“[Os dados são] extremamente importantes para entender se as ações que foram feitas geraram um resultado. Outro ponto crucial, é entender se o banco de usuários que foram impactados pela campanha pode ser reutilizado para continuar a comunicação num segundo momento”.
Vantagens da Mídia Programática
Utilizar a mídia programática concede diversas vantagens para o anunciante não vistas em outro formato. Entre as principais vantagens, estão a precisão e a personalização para as campanhas, pois o formato utiliza dados e tecnologias que automatizam o processo.
Além disso, a facilidade para negociar a compra de espaços publicitários é outra vantagem desse formato. Enquanto para o usuário, a experiência com a este formato publicitário também é melhor, considerando que ele encontra anúncios que realmente são de seu interesse.