Tendências de Marketing Digital para vender mais

Os e-commerces são negócios digitais por natureza. No entanto, o simples fato de estar no ambiente on-line não significa que a empresa terá sucesso. Para se manter no mercado, é necessário investir em inovação constantemente com o objetivo de aperfeiçoar a experiência do cliente. As tendências de marketing digital para e-commerce entram nesse contexto para melhorar o processo de atração, conversão e fidelização de consumidores de lojas virtuais.

O marketing digital nada mais é que um conjunto de estratégias de marketing voltadas para o ambiente online. Como o comprador está cada vez mais conectado, é importante acompanhar as mudanças de comportamento. Principalmente entender o quanto a experiência de outros consumidores pode impactar diretamente na decisão de compra do seu cliente. Desse jeito, é possível atingir um público bem específico e garantem acesso a dados de desempenhos mais precisos para analisar os resultados.

Gostou da ideia e quer conhecer as principais tendências de marketing digital? Então, continue a leitura para conhecer algumas estratégias importantes para aumentar as vendas do seu e-commerce.

Marketing de conteúdo

Essa estratégia está na lista de tendências de marketing digital desde 2013. A razão do destaque é simples: materiais ricos e informativos sobre o seu nicho servem para dar autoridade à marca e gerar leads.

Apesar de não ser novidade, em 2022, o marketing de conteúdo ganha ainda mais força porque o consumo de conteúdo online cresceu em meio a pandemia.

Slow content

É verdade que o marketing de conteúdo está em alta. No entanto, como 70% das empresas já usam a estratégia, a web está lotada de materiais — alguns bem ricos e outros nem tanto. O excesso de publicações gerou uma nova era de conteúdo: o slow content.

Os conteúdos lentos são textos mais longos, aprofundados e com conteúdo útil de verdade, que respondem às intenções de busca do usuário. Ou seja, a tendência agora é reduzir a quantidade de produção para focar na qualidade.

Uma boa dica para produzir materiais do tipo é por meio do guest post. Ao convidar especialistas da área, é possível criar conteúdos mais técnicos e que, de fato, agreguem valor ao usuário. Além do mais, essa é uma maneira de fortalecer a estratégia de link building.

Mobile marketing

De acordo com um levantamento feito pela Hootsuit, em parceria com a We Are Social, o brasileiro passa mais de dez horas diárias navegando pela internet. E a principal tela é o smartphone. Cerca de 98,8% dos usuários mundiais de mídias sociais, por exemplo, acessam os conteúdos pelo celular.

Esses dados vêm para reforçar a importância das estratégias de marketing digital voltadas para dispositivos móveis, que incluem smartphones, tablets, notebooks e até smartwatches.

Nesse contexto, é possível aproveitar ferramentas de e-mail marketing, comunicação via SMS e WhatsApp, redes sociais, aplicativos e QR Code para as estratégias.

AMP

AMP é a sigla para Accelerated Mobile Pages — em tradução literal para o português, páginas móveis aceleradas. A tecnologia de código aberto criada pelo Google tem o objetivo de melhorar a velocidade de carregamento das páginas e deixá-las responsivas.

Isto é, a ferramenta é interessante para potencializar os resultados do mobile marketing, pois torna a navegação por meio de dispositivos móveis mais fluida e agradável.

Vídeo marketing

Segundo pesquisa da Kantar IBOPE Media, em 2020, o Brasil bateu recorde no consumo de vídeos. De acordo com o levantamento, 99% das pessoas assistiram conteúdos do tipo seja na TV, redes sociais, lives e serviços de streaming. Só no ambiente online, o crescimento foi de cerca de 84% desde 2018.

É aí que entra a estratégia de vídeo marketing. A produção de conteúdos audiovisuais têm maior potencial de engajamento. No entanto, é fundamental estudar o comportamento do seu público para investir no estilo adequado e nos canais preferenciais da persona.

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