Este artigo analisa os desafios que as tecnologias de informação e comunicação (TIC) colocam à formação de professores: Primeiramente, estuda o modo como as TIC marcam a sociedade atual, com efeitos profundos não só na vida econômica mas também na cultura e na identidade humana. A Internet, pontualmente, representa uma oportunidade além do acesso à informação, de produção e divulgação de materiais próprios, como também de in+B11:H62teração. Posteriormente analisa o papel que estas tecnologias têm tido na escola e as dificuldades que têm surgido na sua integração. Após considera as alterações que as TIC estão trazendo ao trabalho dos professores e às suas relações com outros agentes educativos. Mais adiante apresenta alguns programas inovadores de formação inicial e contínua de professores, paradigmáticos dos rumos que actualmente pode assumir a formação e do seu paralelismo com os processos educativos em geral. Finalmente, apresenta algumas sugestões sobre os desafios para uma integração profunda e, ao mesmo tempo, crítica e de emancipação das TIC na atividade educativa.
You may also like
“Na Psicologia Educacional um amplo corpo de investigação tem vindo a chamar a atenção para o facto de que a aprendizagem no […]
A pesquisa insere-se no âmbito do Programa de Mestrado em Pedagogia do E-learning e investiga uma prática pedagógica emergente, mediante a apropriação […]
Ter habilitações técnicas é uma obrigação para quem quer fazer carreira no setor das Tecnologias de Informação, mas não só. As chamadas [...]
A sociedade quotidiana está embebida na tecnologia. Várias atividades do nosso dia-a-dia estão diretamente ligadas e dependentes do mundo tecnológico. Isto torna-se […]