Este artigo analisa os desafios que as tecnologias de informação e comunicação (TIC) colocam à formação de professores: Primeiramente, estuda o modo como as TIC marcam a sociedade atual, com efeitos profundos não só na vida econômica mas também na cultura e na identidade humana. A Internet, pontualmente, representa uma oportunidade além do acesso à informação, de produção e divulgação de materiais próprios, como também de in+B11:H62teração. Posteriormente analisa o papel que estas tecnologias têm tido na escola e as dificuldades que têm surgido na sua integração. Após considera as alterações que as TIC estão trazendo ao trabalho dos professores e às suas relações com outros agentes educativos. Mais adiante apresenta alguns programas inovadores de formação inicial e contínua de professores, paradigmáticos dos rumos que actualmente pode assumir a formação e do seu paralelismo com os processos educativos em geral. Finalmente, apresenta algumas sugestões sobre os desafios para uma integração profunda e, ao mesmo tempo, crítica e de emancipação das TIC na atividade educativa.
You may also like
A forma como aprendemos hoje mudou pouco daquela como aprendiam nossos avós. Ainda esbarramos em práticas que distanciam o aluno do aprendizado [...]
Infraestrutura, formação de profissionais de saúde e legislação são alguns dos pontos em que ainda temos de avançar A chegada iminente da [...]
O presente artigo apresenta os resultados de uma investigação de cariz descritivo, desenvolvida junto de 133 diretores de escolas e agrupamentos de […]
Considerando que os conteúdos educativos digitais e os ambientes virtuais recorrem frequentemente a imagens que assumem diversas funções, é necessário descrever estes […]