Este artigo analisa os desafios que as tecnologias de informação e comunicação (TIC) colocam à formação de professores: Primeiramente, estuda o modo como as TIC marcam a sociedade atual, com efeitos profundos não só na vida econômica mas também na cultura e na identidade humana. A Internet, pontualmente, representa uma oportunidade além do acesso à informação, de produção e divulgação de materiais próprios, como também de interação. Posteriormente analisa o papel que estas tecnologias têm tido na escola e as dificuldades que têm surgido na sua integração. Após considera as alterações que as TIC estão trazendo ao trabalho dos professores e às suas relações com outros agentes educativos. Mais adiante apresenta alguns programas inovadores de formação inicial e contínua de professores, paradigmáticos dos rumos que atualmente pode assumir a formação e do seu paralelismo com os processos educativos em geral. Finalmente, apresenta algumas sugestões sobre os desafios para uma integração profunda e, ao mesmo tempo, crítica e de emancipação das TIC na atividade educativa.
You may also like
A Computação em Nuvem (em inglês, Cloud Computing) evoluiu de uma tecnologia disruptiva para uma inovação válida nas áreas das Tecnologias de […]
“This is the first generation of people that work, play, think, and learn differently than their parents … They are the first […]
Se aprender línguas estrangeiras sempre fez sentido numa Europa plural, a várias vozes, hoje então torna-se porventura ainda mais pertinente. Mas, num […]
Não deixa de ser curioso que as tecnologias da cognição , na forma de “chatbots” ( robots de software ), estejam a […]