Saiba quais são os termos mais usuais na área da formação.

Se está à procura de adquirir conhecimentos para a sua vida profissional, estes são alguns dos termos mais utilizados nas áreas mais variadas da formação:

Soft skills – são aptidões que reúnem a personalidade e o comportamento profissional e ligam competências mentais, sociais e emocionais. Ou seja, são competências pessoais que permitem que as pessoas possam melhorar as suas interações com os outros e com o mundo ao seu redor.

 

  • B-learning ou blended learnig – é uma modalidade de ensinamento que deriva do e-learning em que combina alguns elementos da formação à distância em regime de e-learnig com a formação presencial.

 

  • Development Center – traduzido para português significa centro de desenvolvimento, é um plano de formação interligado que reúne os objetivos estratégicos da empresa É focalizado nas necessidades individuais e orientado por um plano de carreiras estruturado.

 

  • Feedback – é uma palavra de origem inglesa que significa opinião, avaliação, retorno. É uma forma de avaliar determinada opinião à cerca de determinado assunto.

 

  • Formação Outdoor – é uma acão realizada no exterior, fora do ambiente de trabalho, realiza-se através da vivência de situações controladas, visando objetivos de natureza atitudinal e comportamental. Privilegia a metáfora física, com possibilidade de utilização de diversas dinâmicas e ocorre preferencialmente junto à natureza. Esta última característica, tem levado a fortes equívocos entre formação outdoor e atividades de desporto aventura e desportos radicais.

 

  • Know-How – Conhecimento de como executar uma determinada tarefa.

 

  • Outplacement (reinserção profissional) – é o resultado global dos processos de reestruturação das organizações, em que é necessário existir separação entre colaboradores e empresa. O objetivo é ajudar os colaboradores a encontrarem uma nova situação profissional. São fornecidos ao individuo meios mais eficazes para valorizar a sua personalidade, as suas competências e a sua experiência profissional.

 

  • ROI (return on investment) – é uma fórmula ((Lucro do projeto – investimento)/investimento)x100 em que é calculado o sucesso financeiro de um investimento. Ele pode servir como indicador para comparar vários tipos de investimentos.

Fonte: https://www.apesperh.pt/wp-content/uploads/2019/06/apespe-rh-glossario-formacao.pdf

Partilhar