UFCD 9822 – Poupança – conceitos básicos

Multicompetências

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Descrição

Ativos empregados com escolaridade mínima igual ou superior ao 9º ano ou desempregados com a escolaridade mínima igual ou superior ao 12º ano.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Capacitar os formandos de competências especificas em poupança – conceitos básicos.


Poupança (6 horas)
o A importância da poupança no ciclo de vida: maio para acomodar oscilações de rendimento e de despesas, para fazer face a imprevistos, para concretizar objetivos de longo prazo e para acumular património
o Comportamentos básicos de poupança (e.g. fazer um orçamento, racionar despesas não prioritárias, envolver a família, avaliar e aproveitar descontos, etc.)
– Noções básicas sobre juros (7 horas)
o Regime de juros simples e de juros compostos
o Taxa de juro nominal vs. taxa de juro real
o Taxa de juro nominal vs. taxa de juro efetiva
– Relação entre remuneração e o risco (6 horas)
o A rendibilidade esperada, o risco e a liquidez
– Características de alguns produtos financeiros (7 horas)
o Depósitos a prazo (e.g. tipo de remuneração, taxa de juro, prazo, mobilização antecipada)
o Certificados de aforro (e.g. remuneração, mobilização)
o Obrigações do tesouro (e.g. taxa de cupão, maturidade, valor de reembolso, valor nominal)
o Obrigações de empresas (e.g. taxa de cupão, maturidade, valor de reembolso, valor nominal)
o Ações
? O valor de uma ação e o valor de uma empresa
? Custos associados ao investimento em ações (comissões de guarda de títulos, de depósito ou de custódia, taxas de bolsa)
? Aspetos a ter em conta no investimento em ações
– Fundos de Investimento: conceito e noções básicas (6 horas)
– Seguros de vida (âmbito da garantia, custo real, redução e resgate, rendimento mínimo garantido, participação nos resultados, noções de regime fiscal) (6 horas)
– Fundos de pensões (6 horas)
o Fundos de pensões vs. – Planos de pensões
o Espécies mais relevantes: fundos de pensões PPR/E
– Outros ativos: moeda, ouro, etc. (6 horas)



3 – Formação a distância – E-learning (turma)


Os(as) formandos(as) serão avaliados da seguinte forma:
– Avaliação formativa (40%):
– Participação
– Trabalhos/exercícios
– Comportamento
– Assiduidade
– Avaliação sumativa (60%):
– Teste de avaliação final
– Avaliação do processo formativo:
– Questionários/inquéritos de avaliação da satisfação;
– Avaliação de desempenho do formador.


Certificação obtida pelo SIGO.


 

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