Descrição
Ativos Empregados com escolaridade igual ou superior ao 9º ano. Desempregados não DLD com escolaridade igual ou superior ao 12º ano.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Capacitar os formandos de competências especificas em Planeamento e gestão do orçamento familiar.
– Orçamento familiar – (8 horas)
o Fontes de rendimento: salário, pensão, subsídios, juros e dividendos, rendas
– Deduções ao rendimento: impostos e contribuições para a segurança social
– Distinção entre rendimento bruto e rendimento líquido
o Tipos de despesas
– Despesas fixas (e.g. renda de casa, escola dos filhos, pagamento de empréstimos)
– Despesas variáveis prioritárias (e.g.: alimentação)
– Despesas variáveis não prioritárias
o A noção de saldo como relação entre os rendimentos e as despesas
– Planeamento do orçamento – (2 horas)
o Distinção entre objetivos de curto e de longo prazo
o Cálculo das necessidades de poupança para a satisfação de objetivos no longo prazo
o A poupança
– Fatores de incerteza – (2 horas)
o No rendimento (e.g. desemprego, divórcio, redução salarial, promoção)
o Nas despesas (e.g. doença, acidente)
– Precaução – (2 horas)
o Constituição de um ‘fundo de emergência’ para fazer face a imprevistos
o Importância dos seguros (e.g. acidentes, saúde)
– Conta de depósitos à ordem – (6 horas)
o Abertura da conta à ordem: elementos de identificação
o Tipo de conta: individual, solidária e conjunta
o Movimentação e saldo da conta: saldo disponível, saldo contabilístico e saldo autorizado
o Formas de controlar os movimentos e o saldo da conta à ordem
o Custos de manutenção da conta de depósitos à ordem
o Descobertos autorizados em conta à ordem: vantagens e custos
– Meios de pagamento – (5 horas)
o Notas e moedas
o Cheques: tipos de cheques (e.g. cruzados, não à ordem), endosso
o Débitos diretos: domiciliação de pagamentos, cancelamento
o Transferências interbancárias
o Cartões de débito
o Cartões de crédito
1 – Formação presencial/em sala (turma)
Os(as) formandos(as) serão avaliados da seguinte forma:
– Avaliação formativa (40%):
– Participação
– Trabalhos/exercícios
– Comportamento
– Assiduidade
– Avaliação sumativa (60%):
– Teste de avaliação final
– Avaliação do processo formativo:
– Questionários/inquéritos de avaliação da satisfação;
– Avaliação de desempenho do formador.