UFCD 8932 – Estimulação cognitiva e aprendizagem no idoso

Multicompetências

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Descrição

Ativos empregados com escolaridade mínima igual ou superior ao 4º ano ou desempregados não DLD com a escolaridade mínima igual ou superior ao 12º ano.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Dotar os formandos em competências específicas em Estimulação cognitiva e aprendizagem no idoso.


– Aprendizagem como fator promotor do desenvolvimento pessoal (5 horas)
– Aprendizagem ao longo da vida (5 horas)
o Papel das Universidades Sénior (US)
o Atividades desenvolvidas nas US
o Importância das US na qualidade de vida do idoso
– Atividades educativas para o idoso (5 horas)
o Leitura
o Escrita
o Matemática funcional
o Aprendizagem de instrumentos musicais
o Grupos corais
o Aprendizagens de línguas não materna
o Ginástica
o Informática
o Lavores
o Outras atividades
– Tecnologias da informação e comunicação (TIC) (5 horas)
o Papel das redes sociais na vida do idoso
o Perigos das TIC na população idosa
o Softwares de estimulação e aprendizagem
– Ensino da leitura e escrita nos idosos (alfabetização) (5 horas)



3 – Formação a distância – E-learning (turma)


Os(as) formandos(as) serão avaliados da seguinte forma:
– Avaliação formativa (40%):
– Participação/trabalhos/exercícios
– Pontualidade
– Assiduidade
– Avaliação sumativa (60%):
– Teste de avaliação final
– Avaliação do processo formativo:
– Questionários/inquéritos de avaliação da satisfação;
– Avaliação de desempenho do formador.



 

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