Descrição
Apesar dos progressos alcançados nas últimas décadas, no que respeita à qualificação dos portugueses, persiste ainda uma grande carência ao nível da educação, formação e qualificação da população ativa em geral, fenómeno que limita o potencial de inovação e competitividade da economia em Portugal.
Pretendemos, portanto, através da presente formação aumentar a base formativa qualificante dos formandos, nomeadamente, ativos empregados e desempregados, promovendo o seu (re)ingresso no mercado de trabalho.
Note-se também que, um dos pilares do Programa XXI Governo Constitucional e do Programa Nacional de Reformas diz respeito ao alargamento da Qualificação dos Portugueses.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Identificar os principais métodos e técnicas de gestão do tempo e do trabalho.
Identificar fatores de êxito e de falência, pontos fortes e fracos de um negócio.
Elaborar um plano de ação para a apresentação do projeto de negócio a desenvolver.
Elaborar um orçamento para apoio à apresentação de um projeto com viabilidade económica/financeira.
Reconhecer a estratégia geral e comercial de uma empresa.
Reconhecer a estratégia de I&D de uma empresa.
Reconhecer os tipos de financiamento e os produtos financeiros.
Elaborar um plano de marketing, de acordo com a estratégia definida.
Elaborar um plano de negócio.
Planeamento e organização do trabalho
Organização pessoal do trabalho e gestão do tempo
Atitude, trabalho e orientação para os resultados
Conceito de plano de ação e de negócio
Principais fatores de êxito e de risco nos negócios
Análise de experiências de negócio
Negócios de sucesso
Insucesso nos negócios
Análise SWOT do negócio
Pontos fortes e fracos
Oportunidades e ameaças ou riscos
Segmentação do mercado
Abordagem e estudo do mercado
Mercado concorrencial
Estratégias de penetração no mercado
Perspetivas futuras de mercado
Plano de ação
Elaboração do plano individual de ação
Atividades necessárias à operacionalização do plano de negócio
Processo de angariação de clientes e negociação contratual
Estratégia empresarial
Análise, formulação e posicionamento estratégico
Formulação estratégica
Planeamento, implementação e controlo de estratégias
Políticas de gestão de parcerias | Alianças e joint-ventures
Estratégias de internacionalização
Qualidade e inovação na empresa
Estratégia comercial e planeamento de marketing
Planeamento estratégico de marketing
Planeamento operacional de marketing (marketing mix)
Meios tradicionais e meios de base tecnológica (e-marketing)
Marketing internacional | Plataformas multiculturais de negócio (da organização ao consumidor)
Contacto com os clientes | Hábitos de consumo
Elaboração do plano de marketing
Projeto de promoção e publicidade
Execução de materiais de promoção e divulgação
Estratégia de I&D
Incubação de empresas
Estrutura de incubação
Tipologias de serviço
Negócios de base tecnológica | Start-up
Patentes internacionais
Transferência de tecnologia
Financiamento
Tipos de abordagem ao financiador
Tipos de financiamento (capital próprio, capital de risco, crédito, incentivos nacionais e internacionais)
Produtos financeiros mais específicos (leasing, renting, factoring, …)
Plano de negócio
Principais características de um plano de negócio
Objetivos
Mercado, interno e externo, e política comercial
Modelo de negócio e/ou constituição legal da empresa
Etapas e atividades
Recursos humanos
Recursos financeiros (entidades financiadoras, linhas de crédito e capitais próprios)
Desenvolvimento do conceito de negócio
Proposta de valor
Processo de tomada de decisão
Reformulação do produto/serviço
Orientação estratégica (plano de médio e longo prazo)
Desenvolvimento estratégico de comercialização
Estratégia de controlo de negócio
Planeamento financeiro
Elaboração do plano de aquisições e orçamento
Definição da necessidade de empréstimo financeiro
Estimativa dos juros e amortizações
Avaliação do potencial de rendimento do negócio
Acompanhamento da consecução do plano de negócio
1 – Formação presencial/em sala (turma)
Apesar dos progressos alcançados nas últimas décadas, no que respeita à qualificação dos portugueses, persiste ainda uma grande carência ao nível da educação, formação e qualificação da população ativa em geral, fenómeno que limita o potencial de inovação e competitividade da economia em Portugal.
Pretendemos, portanto, através da presente formação aumentar a base formativa qualificante dos formandos, nomeadamente, ativos empregados e desempregados, promovendo o seu (re)ingresso no mercado de trabalho.
Note-se também que, um dos pilares do Programa XXI Governo Constitucional e do Programa Nacional de Reformas diz respeito ao alargamento da Qualificação dos Portugueses.
CERTIFICAÇÃO:
A frequência com aproveitamento confere ao formando o direito a receber um Certificado de Qualificações que descrimina a(s) unidade(s) de formação de curta duração concluída(s) com aproveitamento, para além do registo das mesmas na Caderneta Individual de Competências, nos termos da legislação aplicável.
O Certificado será imitido de acordo com a Portaria nº 474/2010 de 8 de julho, a qual estabelece o modelo de certificado de formação profissional que, no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações, aprovado pelo Decreto-Lei nº 396/2007, de 31 de dezembro, se destina a certificar a conclusão com aproveitamento de uma ação de formação certificada inserida no Catálogo Nacional de Qualificações.