UFCD 3933 administração de base de dados para programadores

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Descrição

Apenas haverá aplicação de processo de selecção a formandos, se o número de formandos interessados em frequentar a acção de formação for superior ao número de vagas disponíveis. Em caso de processo de selecção, os critérios a considerar serão:
? Verificação completa dos requisitos de frequência;
? Ordem de chegada de candidaturas;
? Entrega da documentação para formalização da candidatura;
? Motivação e interesse demonstrados em ingressar no curso de Formação;
? Comportamentos demonstrados em entrevista.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Dotar os formandos de conhecimentos específicos para:
Descrever a arquitetura de uma base de dados Oracle e seus fatores que influenciam o seu desempenho.
Identificar os parâmetros que o administrador da base de dados pode controlar e que têm influência direta no desempenho e segurança.
Executar as tarefas típicas de administração de base de dados.


A arquitetura da base de dados
Como uma base de dados executa um Update
Fatores que aceleram ou atrasam a execução de consultas
Instalação da base de dados
Levantar e “descer” a base de dados
Configuração das ligações à base de dados
Acesso a dados locais e remotos
Descrição e configuração das estruturas em memória
Configuração e gestão do espaço em disco
Gestão dos utilizadores e a segurança de acesso
Monitorização do funcionamento da base de dados prestando atenção particular aos fatores que degradam o desempenho ou comprometem a segurança
Exportação e importação de dados
Cópias de segurança (backup) com a base de dados operacional.
Reposição de uma base de dados a partir de uma cópia de segurança



1 – Formação presencial/em sala (turma)


AVALIAÇÃO DE DIAGNÓSTICO
No início da ação, será realizada pelo respetivo Formador uma avaliação de diagnóstico, com o objetivo de aferir as competências iniciais dos formandos já adquiridas por via da experiência ou outros contextos de aprendizagem informais ou não formais.
Esta avaliação de diagnóstico concretizar-se-á através da aplicação de um conjunto de questões aos formandos para evidenciar as competências já adquiridas.

AVALIAÇÃO FORMATIVA/SUMATIVA
A avaliação da aprendizagem compreende uma componente de Avaliação Contínua, realizada ao longo do Curso e baseada na realização das actividades formativas propostas e, por outro lado, uma componente de Avaliação Final, baseada na realização de uma actividade final que assumirá a forma de um Teste final.


Para efeitos de certificação conferida pela conclusão de uma unidade de competência ou de formação de curta duração, o formando deve obter uma avaliação com aproveitamento.
A conclusão com aproveitamento de uma formação modular dá lugar à emissão de certificado de qualificações que discrimina todas as unidades de competência ou de formação de curta duração concluídas com aproveitamento, para além do registo das mesmas na Caderneta Individual de Competências, nos termos da legislação aplicável.
Para efeitos de conclusão da formação modular com aproveitamento e posterior certificação, a assiduidade do formando não pode ser inferior a 90 % da carga horária total. Sempre que o limite estabelecido não for cumprido, cabe à entidade formadora, nos termos do respectivo regulamento interno, apreciar e decidir, casuisticamente, sobre as justificações apresentadas pelo adulto, bem como desenvolver os mecanismos de recuperação necessários ao cumprimento dos objectivos inicialmente definidos.


 

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