Descrição
A ação integra-se na Tipologia da Operação 4030 – Formações Modulares Certificadas, Prioridade 4C – Mais e melhor (re)qualificação de adultos para crescer, do PESSOAS 2030 (Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão), com enquadramento legal na Portaria n.º 66/2002 de 1 de fevereiro – Regulamenta as formações modulares certificadas previstas na alínea f) do n.º 1 do artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de dezembro.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Capacitar os participantes com conhecimentos, competências e atitudes para aplicação do modo de produção integrado na componente vegetal e animal.
UFCD – Agricultura sustentável
– Caraterizar os conceitos gerais de agricultura e identificar os elementos constituintes do solo, do clima e das plantas e a relação entre si.
– Descrever o ciclo do carbono e a sua influência na agricultura.
– Identificar os princípios da proteção das plantas.
– Identificar os princípios da Proteção Integrada (PI) e da Produção Integrada (PRODI).
– Caraterizar os princípios da agricultura biológica.
– Caraterizar a economia circular na agricultura.
– Eliminar e tratar os resíduos e efluentes da exploração agrícola.
– Caraterizar a agricultura de precisão para a sustentabilidade.
Este programa enquadra-se na formação complementar, elegível para candidaturas Jovem Agricultor e Pedido Único.
3 – Formação a distância – E-learning (turma)
1- Tipos de avaliação:
1.1 – Avaliação de reação – a efetuar no final da ação de formação
2.1 – Avaliação de conhecimentos:
Formativa: a efetuar ao longo da ação de formação, módulo a módulo.
O sistema de avaliação deverá prever avaliações parciais módulo a módulo e ainda a autoavaliação por parte dos utilizadores em formação, possibilitando verificar e testar os conhecimentos e permitir a sua progressão ao longo da formação.
Sumativa: Realizar no dinal da ação, consistindo numa prova teórica, tipo teste individual a insidir sobre os conteúdos de todos os módulos.
2- Instrumentos de avaliação de conhecimentos
2.1 – Fichas
2.2 – Trabalhos individuais
2.3 – Trabalhos em grupo
2.4 – Debates
3- Critérios de avaliação de conhecimentos
3.1 – Considera-se que um formando tem “aproveitamento” na ação de formação quando obtém na prova teórica uma classificação igual ou superior a 10 valores “. A prova teórica é classificada com base numa escala de 0 a 20 valores.
Confere Certificado de Qualificações, emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) do Ministério da Educação, conforme Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho, com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações – Decreto-Lei nº 396/2007, homologado pela DRAPN.