UFCD: 0802 Processamento Computacional

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Descrição

Apenas haverá aplicação de processo de selecção a formandos, se o número de formandos interessados
em frequentar a acção de formação for superior ao número de vagas disponíveis. Em caso de processo
de selecção, os critérios a considerar serão:
? Verificação completa dos requisitos de frequência;
? Ordem de chegada de candidaturas;
? Entrega da documentação para formalização da candidatura;
? Motivação e interesse demonstrados em ingressar no curso de Formação;
? Comportamentos demonstrados em entrevista


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Dotar os formandos de conhecimentos específicos para:
Descrever os elementos base de um computador em termos de tarefas de processamento.


Organização de um computador
Descrição de uma tarefa
Fase de execução de uma tarefa
Unidades de execução de tarefas
Computador como um conjunto de unidade de execução de tarefas
Componentes dum computador
Descrição das unidades componentes
Unidade de memória:
Estrutura da memória
Células
Modo de endereçamento
Modo de medição da capacidade de memória
Tipos de memória face ao seu uso
Processador
Estrutura do processador
Unidade de cálculo
Unidade de controlo



1 – Formação presencial/em sala (turma)


AVALIAÇÃO DE DIAGNÓSTICO
No início da ação, será realizada pelo respetivo Formador uma avaliação de diagnóstico, com o
objetivo de aferir as competências iniciais dos formandos já adquiridas por via da experiência ou outros
contextos de aprendizagem informais ou não formais.
Esta avaliação de diagnóstico concretizar-se-á através da aplicação de um conjunto de questões aos
formandos para evidenciar as competências já adquiridas.
AVALIAÇÃO FORMATIVA/SUMATIVA
A avaliação da aprendizagem compreende uma componente de Avaliação Contínua, realizada ao longo
do Curso e baseada na realização das actividades formativas propostas e, por outro lado, uma
componente de Avaliação Final, baseada na realização de uma actividade final que assumirá a forma
de um Teste final.


Para efeitos de certificação conferida pela conclusão de uma unidade de competência ou de formação
de curta duração, o formando deve obter uma avaliação com aproveitamento.
A conclusão com aproveitamento de uma formação modular dá lugar à emissão de certificado de
qualificações que discrimina todas as unidades de competência ou de formação de curta duração
concluídas com aproveitamento, para além do registo das mesmas na Caderneta Individual de
Competências, nos termos da legislação aplicável.
Para efeitos de conclusão da formação modular com aproveitamento e posterior certificação, a
assiduidade do formando não pode ser inferior a 90 % da carga horária total. Sempre que o limite
estabelecido não for cumprido, cabe à entidade formadora, nos termos do respectivo regulamento
interno, apreciar e decidir, casuisticamente, sobre as justificações apresentadas pelo adulto, bem
como desenvolver os mecanismos de recuperação necessários ao cumprimento dos objectivos
inicialmente definidos.


 

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