UFCD: 0754 Processador de Texto

Mediatica

REF: 27987 Categorias: ,
Partilhar

Descrição

Critérios de Seleção
Apenas haverá aplicação de processo de selecção a formandos, se o número de formandos interessados
em frequentar a acção de formação for superior ao número de vagas disponíveis. Em caso de processo
de selecção, os critérios a considerar serão:
? Verificação completa dos requisitos de frequência;
? Ordem de chegada de candidaturas;
? Entrega da documentação para formalização da candidatura;
? Motivação e interesse demonstrados em ingressar no curso de Formação;
? Comportamentos demonstrados em entrevista


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Dotar os formandos de conhecimentos específicos para:
? Elaborar, editar e imprimir documentos.
? Introduzir elementos gráficos em documentos.
? Elaborar e editar documentos longos.


Processador de texto – introdução
Janela principal
Inserção de texto (teclado)
Modos de visualização básicos
Ajuda
Operações básicas
Criação, gravação e abertura de documentos
Seleção de texto
Anulação e repetição de ações
Formatações
Formatações globais do documento
Formatação do tipo de letra
Formatações de parágrafo
Utilização das tabelas pré-definidas
Criação de listas
Limites e sombreados
Edição e revisão de texto
Múltiplos documentos abertos
Cópia do texto
Verificação ortográfica
Comando “localizar e substituir”
Impressão
Impressão de documentos, envelopes e etiquetas
Tabulações, tabelas e colunas
Definir tabulações
Criação, modificação e formatação de tabelas
Divisão do texto em colunas
Melhorar o aspeto visual
Símbolos
Caixas de texto
Desenho, importação de imagens, inserção de formas automáticas
Documentos longos
Quebras de página e de seleção
Cabeçalhos e rodapés
Estilos
Percorrer o documento rapidamente
Divisão do ecrã
Marcadores e referências cruzadas
Legendas e notas de rodapé
Criação de índice
Destaques
Visualização do mapa de um documento
Junção de documentos



1 – Formação presencial/em sala (turma)


AVALIAÇÃO DE DIAGNÓSTICO
No início da ação, será realizada pelo respetivo Formador uma avaliação de diagnóstico, com o
objetivo de aferir as competências iniciais dos formandos já adquiridas por via da experiência ou outros
contextos de aprendizagem informais ou não formais.
Esta avaliação de diagnóstico concretizar-se-á através da aplicação de um conjunto de questões aos
formandos para evidenciar as competências já adquiridas.
AVALIAÇÃO FORMATIVA/SUMATIVA
A avaliação da aprendizagem compreende uma componente de Avaliação Contínua, realizada ao longo
do Curso e baseada na realização das actividades Formativas propostas e, por outro lado, uma
componente de Avaliação Final, baseada na realização de uma actividade Final que assumirá a forma
de um Teste final.


Para efeitos de certificação conferida pela conclusão de uma unidade de competência ou de formação
de curta duração, o formando deve obter uma avaliação com aproveitamento.
A conclusão com aproveitamento de uma formação modular dá lugar à emissão de certificado de
qualificações que discrimina todas as unidades de competência ou de formação de curta duração
concluídas com aproveitamento, para além do registo das mesmas na Caderneta Individual de
Competências, nos termos da legislação aplicável.
Para efeitos de conclusão da formação modular com aproveitamento e posterior certificação, a
assiduidade do formando não pode ser inferior a 90 % da carga horária total. Sempre que o limite
estabelecido não for cumprido, cabe à entidade formadora, nos termos do respectivo regulamento
interno, apreciar e decidir, casuisticamente, sobre as justificações apresentadas pelo adulto, bem
como desenvolver os mecanismos de recuperação necessários ao cumprimento dos objectivos
inicialmente definidos.


 

Partilhar