Descrição
O curso “TORVC no Contexto dos CQ” pretende ser uma resposta direcionada para técnicos que trabalhem ou pretendam vir a exercer funções de Técnicos de Orientação, Reconhecimento e Certificação de Competências, no âmbito das estruturas dos Centros Qualifica.
De acordo com a portaria n.º 232/2016, de 29 de agosto, na definição da criação e missão dos Centros Qualifica, os Técnicos de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências devem ser detentores de habilitação académica de nível superior e possuir experiência em metodologias de educação e formação de adultos, incluindo o balanço de competências e a construção de portefólios, entre outras, pelo que o presente curso visa dotar os seus participantes dessas mesmas bases de intervenção.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Desempenhar as funções de Técnico de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências, no âmbito de atuação dos Centros Qualifica.
M1. Centros Qualifica – enquadramento
Enquadramento legal dos Centros Qualifica:
Legislação;
Programa qualifica;
ANQEP;
Intervenção dos Centros Qualifica:
Público-alvo;
Objetivos;
Etapas de orientação;
Perfil dos candidatos para processo de RVCC.
M2. Técnico de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências (TORVC)
TORVC:
Perfil de competências;
Responsabilidades;
Estratégias, técnicas e atividades;
TORVC nas diversas etapas.
M3. Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC)
RVCC:
Perfil do/a Candidato/a;
Metodologia do processo de Reconhecimento de competências escolar e profissional;
Processo de certificação de competências.
Avaliação e Conclusão do Curso
Todos os conteúdos abordados
4 – Formação a distância – E-learning (individual)
O objetivo deste curso é a aprendizagem por si só e a possibilidade de obter um conjunto de competências para exercer a atividade de TORVC no contexto dos Centros Qualifica.
No final de cada módulo, o formando terá um exercício de aplicação de conhecimentos, de forma interativa, sendo que em M1 o mesmo serve somente de diagnóstico, e em M2 e M3, com a finalidade de avaliação formativa, ou seja, acompanhamento da progressão de competências do formando.
Aquando do término de M3, no tópico “Avaliação e Conclusão do Curso”, há lugar à realização de um Exercício de Avaliação Final, que versa os conteúdos de todos os módulos, e sendo o instrumento de avaliação sumativa, ditará o nível de resultados alcançado pelo formando, sendo que o nível mínimo se situa nos 70% dos conteúdos.
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua, pelo que a sua conclusão corresponde à obtenção de um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário realizá-lo na sua totalidade.