Descrição
Um dos acontecimentos mais importante desde meados do séc. XX até aos dias de hoje é o processo de envelhecimento da sociedade a nível mundial. A população está a envelhecer, em grande parte devido aos novos avanços tecnológicos e ao avanço da medicina, que tem contribuído para um aumento da esperança de vida. O papel das famílias alterou-se e é cada vez mais frequente encontrarmos a população idosa em lares de terceira idade, ou outros centros similares.
Com esta nova realidade surge um grande desafio, como manter este número crescente de pessoas idosas em atividade, promovendo um projeto de desenvolvimento pessoal de sucesso que ao mesmo tempo os apoie na sua multiplicidade de problemas.
Devido a estas circunstâncias, a importância de técnicos especializados nesta problemática é urgente, de forma a contribuir qualitativamente para uma maior esperança de vida dos idosos, facilitando o acesso a uma vida mais ativa e participativa, promovendo o seu desenvolvimento pessoal e a sua autonomia.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Pretende-se que os formandos desenvolvam uma visão mais alargada e atualizada para o trabalho na assistência à terceira idade, adquirindo competências, atitudes e capacidades adequadas e necessárias à prática da atividade.
Módulo I – Velhice: Ciclo Vital e Aspetos Sociais
A Velhice e o Envelhecimento
Mitos e Estereótipos
O Ciclo Vital
Representações da Morte
Psicossociologia da Velhice
Sexualidade na Terceira Idade
Solidão e Velhice
Envelhecer
Módulo II – Cuidados Básicos de Saúde do Idoso
Saúde e Envelhecimento
Doença e Envelhecimento
Aspetos Biológicos do Envelhecimento
A Reabilitação no Idoso
Promoção e Vigilância da Saúde no Idoso
Controlo da Medicação no Idoso
Módulo III – Geriatria Alimentar
Alimentação e Saúde
Os Nutrimentos
Alimentação Saudável – A Roda dos Alimentos
Alimentação dos Idosos
Higiene e Segurança Alimentar
Módulo IV – Mobilização e Transferência da Pessoa Idosa
Mobilidade da Pessoa Idosa
Técnicas de Mobilização
Técnicas de Transferência
Posicionamentos
Módulo V – Saúde do Idoso
Conceito de Saúde
Promoção da Saúde
. Conceito de Saúde
. Cuidados Primários
. Higiene Corporal
. Transporte e Manipulação do Idoso
. Vestuário
Problemas de Saúde
. Problemas Musculosqueléticos
. Problemas Cardiovasculares
. Problemas Respiratórios
. Problemas Genito-urinários
. Problemas Gastrointestinais
. Problemas Hematológicos e Oncológicos
. Problemas Sensoriais
. Problemas Neurológicos
. Problemas Dermatológicos
Cuidados em Fase Terminal
Módulo VI – Primeiros Socorros Geriátricos e Suporte Básico de Vida
Primeiros Socorros
Mala de Primeiros Socorros
Posição Lateral de Segurança (PLS)
Suporte Básico de Vida (SBV)
Obstrução das Vias Aéreas no Idoso
Paragem Cardiorrespiratória
Acidente Vascular Cerebral (AVC)
Hemorragias
Fraturas
Queimaduras
Envenenamento
Convulsões
Crise de Hipoglicémia
Desmaio
Eletrocussão
Mordeduras/Picadas
Estado de Choque
Golpe de Calor
Golpe de Frio
Crise Asmática
Entrada de Corpos Estranhos
Protocolos de Cuidados em Caso de…
Módulo VII – Animação dos Idosos
A Animação
Animação de Idosos
. A Motivação para a Animação
. Institucionalização
. Perfil do Animador de Idosos
. Planificação
Técnicas de Animação
Módulo VIII – Instituições de Apoio
Respostas Sociais para Idosos
Estruturas Residências para Idosos
Centro de Dia
Serviço de Apoio Domiciliário
Centro de Convívio
Residências Geriátricas
Centro de Noite
Acolhimento Familiar para Pessoas Idosas
Centro de Férias e Lazer
Módulo IX – O Idoso e a Morte
Representações da Morte
Estádios do Doente Terminal
Procedimentos a Ter Perante o Idoso Doente
Fases do Luto
Relação entre Cuidador e Receptor de Cuidados
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4 – Formação a distância – E-learning (individual)
A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).
A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:
TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.
Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.