Descrição
O curso de Sinaleiro/Spotter surge como resposta ao dever das empresas prestarem aos seus trabalhadores e seus representantes para a segurança, higiene e saúde no trabalho formação adequada sobre os equipamentos de trabalho utilizados, conforme art.º 8º do Decreto-lei nº 50/2005 de 25 de Fevereiro.
A formação de Sinaleiro/Spotter abrange tanto a parte teórica, com o conhecimento de normas e procedimentos, quanto a prática, com a aplicação desses conhecimentos em situações reais.
O Sinaleiro deve orientar o manobrador da grua referente aos movimentos a serem executados, verificar que ninguém está, ou entra, na área da manobra e observar as condições de segurança durante a manobra. Este trabalhador deverá ser facilmente identificado na frente de trabalho de forma inequívoca e de alta visibilidade.
Por sua vez, o Spotter, designado que, para manobras onde apenas o sinaleiro não seja suficiente para a verificação da manobra na totalidade, verifica a manobra para pontos específicos (ex. passagem por cima de cabos, entre equipamentos, etc.).
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Qualificar os profissionais para orientar de forma segura, clara e eficaz as manobras de movimentação de cargas, utilizando sinais gestuais e comunicação verbal padronizada, assegurando a integridade das pessoas, dos equipamentos e das cargas durante operações com visibilidade limitada ou alto risco.
I. Responsabilidades e Funções da Equipa de Elevação
1.1. Papéis individuais e coletivos da equipa
1.2. Segurança e eficácia nas manobras
1.3. Normas e procedimentos internos e legais
II. Seleção e Verificação de Acessórios de Elevação
2.1. Seleção adequada dos acessórios de elevação
2.2. Inspeção visual e funcional dos acessórios antes de cada utilização
III. Características da Carga e Centro de Gravidade
3.1. Determinação do peso e forma da carga
3.2. Identificação e marcação do centro de gravidade
IV. Condições Atmosféricas
4.1. Monitoramento de vento, chuva, nevoeiro e visibilidade
4.2. Adoção de medidas de prevenção em condições perigosas
V. Comunicação Gestual e Verbal
5.1. Sinais manuais padronizados
5.2. Comunicação verbal eficaz
VI. Posições Seguras e Zonas de Risco
6.1. Áreas de operação e de risco
6.2. Posicionamento correto do manobrador
VII. Movimentação Manual de Cargas e Ergonomia
7.1. Técnicas corretas para levantamento e transporte manual
7.2. Prevenção de lesões
VIII. Procedimentos de Emergência
8.1. Plano de evacuação e primeiros socorros
8.2. Procedimentos em caso de falha do equipamento ou acidente
1 – Formação presencial/em sala (turma)
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA OU INICIAL
No início da formação será realizada uma avaliação de diagnóstico com o objetivo de aferir o nível de conhecimentos iniciais dos formandos sobre as temáticas do curso. A avaliação poderá ser feita através de uma prova escrita individual/grupo e/ou oral.
AVALIAÇÃO SUMATIVA OU FINAL
A avaliação das aprendizagens incide sobre as duas componentes de formação, teórica e prática. No que respeita à avaliação prática, os formandos durante a ação de formação desenvolverão diversas atividades práticas, pelo que, o registo dessas atividades será feito pelo formador através de uma grelha de avaliação com a identificação dos indicadores a avaliar. No final da ação, é realizado um teste de avaliação de conhecimentos que incide sobre todas as temáticas abordadas durante a ação de formação. A avaliação prática e teórica(escrita) é de caráter individual.
MOMENTOS DE AVALIAÇÃO:
– Avaliação diagnóstica – oral (início da ação)
– Atividades práticas (durante a ação)
– Teste de Avaliação de Conhecimentos (final da ação)
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
– Avaliação das Aprendizagens – Componente Teórica (50%): os formandos têm que ter uma classificação igual ou superior a 10 valores
– Avaliação das Aprendizagens – Componente Prática (50%): os formandos têm que ter uma classificação igual ou superior a 10 valores
APROVEITAMENTO:
Considera-se que o formando obteve aproveitamento quando apresenta uma avaliação final igual ou superior a 10 valores.
A frequência com aproveitamento confere ao formando o direito a receber um Certificado de Formação Profissional com uma nota final igual à média da classificação final obtida na componente teórica e prática.
