Prevenção da Violência Interpessoal: Intervenção com Base no Programa PREVINT

Utad

REF: 22271 Categorias: ,
Partilhar

Descrição


Localidade




Data Início
21/06/2023




Data Fim
21/06/2023




Cronograma




Observações




Inscreva-se




Localidade




Data Início
14/06/2023




Data Fim
14/06/2023




Cronograma




Observações




Inscreva-se




Localidade




Data Início
17/01/2024




Data Fim
17/01/2024




Cronograma




Observações




Inscreva-se




Localidade




Data Início
03/07/2024




Data Fim
03/07/2024




Cronograma




Observações




Inscreva-se




Localidade




Data Início
09/11/2024




Data Fim
09/11/2024




Cronograma




Observações




Inscreva-se




Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


O projeto visa a formação de Psicólogos e Professores do 3º ciclo do ensino básico, secundário e vocacional, no âmbito da violência interpessoal perpetrada entre os jovens, sob a alçada do programa de intervenção Programa de Violência Interpessoal (PREVINT), dotando-os de competências na prevenção deste tipo de comportamentos.


1.1. PLANO DE ESTUDOS E PROGRAMA (POR MÓDULO, SE FOR MAIS DO QUE UM; SE O CURSO ESTIVER ORGANIZADO EM UNIDADES CURRICULARES SEPARADAS, DEVERÁ ANEXAR AS RESPETIVAS FUC DE ACORDO COM O MODELO DA A3ES).

Módulo 1: Base conceptual
Etiologia dos comportamentos de agressão;
Teorias propostas – violência nas relações interpessoais;

Módulo 2: Compreender o fenómeno da violência
Conceito de violência e diferentes tipologias;
Crenças e mitos nos comportamentos agressivos;
Poder e controlo – Vítima e perpetrador;

Módulo 3: O dispositivo “Violentómetro”
Objetivos do Programa de Prevenção da Violência Interpessoal (PREVINT);
Objetivos e relevância do dispositivo;
Descrição do dispositivo;

Módulo 4: Orientações técnicas
Intervenção em grupo;
Promover a motivação;
Competências necessárias ao/à dinamizador/a;
Compreender os comportamentos dos participantes;
Estilos de comunicação;
Processo de tomada de decisão e resolução de problemas;

Módulo 5: Módulos de intervenção
Dinâmicas na abordagem ao instrumento aquando da implementação dos módulos de intervenção.



3 – Formação a distância – E-learning (turma)


Questionário final com vista à revisão e apuramento dos conteúdos ministrados, segundo o nível 2 do modelo de Kirkpatrick.



 

Partilhar