Descrição
Em plena Pandemia COVID-19, devido às restrições e regras instituídas, muitas empresas tiveram de se adaptar e transitar para um “novo normal”, de forma salvaguardar e proteger a segurança e saúde dos seus trabalhadores. Muitos têm sido os desafios associados a todas estas mudanças, em retomar ou manter a actividade garantindo a segurança de todos, pela adopção de medidas que diminuíam a transmissão do vírus.
A necessidade imediata de orientações e informação levou a Organização Internacional de Normalização (ISO) a desenvolver, em tempo recorde (3 meses), uma nova especificação na série 45000 para a saúde e segurança no trabalho durante a Pandemia – a ISO 45005 (ISO/PAS 45005 – Occupational health and safety management – General guidelines for safe working during the COVID-19 pandemic).
Esta nova norma pretende apoiar as empresas a se adaptarem rapidamente, de forma a cumprirem as medidas definidas pelas entidades reguladoras, fornecendo orientações e melhores práticas de trabalho e outras medidas que permitam garantir a proteção de todos os trabalhadores e outras partes interessadas seguros.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
No final desta formação o formando será capaz de implementar os principais requisitos da ISO 45005: 2020: Gestão de saúde e segurança ocupacional – Diretrizes gerais para trabalho seguro durante a pandemia de COVID-19. Será, também capaz de analisar as oportunidades de melhoria e ameaças, planear e estabelecer a necessidade de recursos a alocar para o tratamento eficaz dos riscos associados, usando padrões nacionais e internacionalmente reconhecidos (ISO 22301, CEN TS 16595, CEN TS 17091, ISO 31000), de forma a implementar uma capaz Gestão de Crises visando assegurar a Continuidade de Negócio.
1. Gestão de crise a situações pandémicas: a) Compreender o problema; b) Definir principais vetores para a sua gestão, c) Definição de estratégia para tomada de decisão; d) Papel da Liderança; e) Acompanhamento e revisão – aprendizagem com a experiência
2.Análise do Impacto no Negócio e Apreciação do Risco a) Definição de estratégia da continuidade do negócio; c) Orientações para preparar procedimentos de continuidade do negócio
3. Planear e avaliar os riscos: a) Contexto da organização. b) Instalações de trabalho – empresa, teletrabalho ou outras; c) Papel da liderança e envolvimento dos trabalhadores, d) Recursos necessários; e) Análise da vulnerabilidade – trabalhadores e população envolvente
4. Definição de papeis e responsabilidades: actividades, preparação da resposta à emergência e planeamento para adaptação às restrições que são instituídas ao longo do tempo; formação e exercícios de simulação, validação e aprendizagem
5. Gestão de casos suspeitos e / ou confirmados por COVID-19: a) Formas de atuar nos diferentes locais de trabalho, b) Teste, rastreio de contatos e quarentena
6. Criação de ambientes de trabalho seguro e saudáveis – medidas a implementar para evitar / controlar contágio por COVID-19: a) Higiene, b) Uso de equipamentos de proteção individual; c) Definição de áreas de movimentação nos diferentes ambientes, d) Entrada e saída dos locais de trabalho; e) Relação com elementos exteriores – fornecedores, clientes e outras partes interessadas
7. Definição de medidas de controlo e gestão: a) Fatores psicossociais e de bem-estar, b) Inclusividade, c) Plano de comunicação ativa; d) Monitorização e avaliação do cumprimentos das medidas
8. Melhoria contínua – avaliação, validação e revisão processos instituídos – plano de contingência e / ou continuidade de negócio (PCN)
5 – Formação a distância (outros)
– Quiz