Português Língua Acolhimento – Utilizador Elementar A2

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Descrição


Localidade
Santa Comba da Vilariça




Data Início
28/10/2024




Data Fim
10/02/2025




Cronograma




Observações




Inscreva-se



Portaria n.º 183/2020 de 5 de agosto, na sua atual redação, cria os cursos de Português Língua de Acolhimento, assim como as regras que obedecem à sua organização, funcionamento e certificação.
A obtenção do nível A2 de proficiência linguística do utilizador elementar ou superior faz prova do conhecimento de língua portuguesa, nos termos do disposto na alínea d) do n.º 2 do artigo 25.º do Decreto-Lei n.º 237-A/2006, de 14 de dezembro, na sua redação atual, que aprova o Regulamento da Nacionalidade Portuguesa, e nos termos do disposto nas alíneas e) do n.º 1 do artigo 64.º e g) do n.º 1 do artigo 74.º do Decreto Regulamentar n.º 84/2007, de 5 de novembro, na sua redação atual, que regulamenta o regime jurídico de entrada, permanência, saída e afastamento de estrangeiros do território nacional.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


? Compreensão do oral A1
Reconhecer palavras e expressões simples de uso corrente relativas a si próprio, à sua família e aos contextos em que está inserido, quando lhe falam de forma clara e pausada.
? Compreensão do oral A2
Compreender expressões e vocabulário de uso mais frequente relacionado com aspetos de interesse pessoal como, por exemplo, família, compras, trabalho e meio em que vive.
Compreender o essencial de um anúncio e de mensagens simples, curtas e claras.
? Leitura A1
Compreender nomes conhecidos, palavras e frases muito simples, por exemplo em avisos, cartazes ou folhetos.
? Leitura A2
Ler textos curtos e simples e encontrar uma informação previsível e concreta em textos simples de uso corrente, por exemplo, anúncios, folhetos, ementas, horários.
Compreender cartas pessoais curtas e simples.
Mod.CF.155/04
? Interação oral A1
Comunicar de forma simples, desde que o seu interlocutor se disponha a repetir ou dizer por outras palavras, num ritmo mais lento e ajude a formular aquilo que gostaria de dizer.
Perguntar e responder a perguntas simples sobre assuntos conhecidos ou relativos a áreas de necessidade imediata.
? Interação oral A2
Comunicar em situações simples, de rotina do dia a dia, sobre assuntos e atividades habituais que exijam apenas uma troca de informação simples e direta.
Participar em breves trocas de palavras, apesar de não compreender o suficiente para manter a conversa.
? Produção oral A1
Utilizar expressões e frases simples para descrever o local onde vive e pessoas que conhece.
? Produção oral A2
Utilizar uma série de expressões e frases para falar, de forma simples, da sua família, de outras pessoas, das condições de vida, do seu percurso escolar e do seu trabalho atual ou mais recente.
? Escrita A1
Escrever um postal simples e curto, por exemplo, na altura de férias.
Preencher ficha com dados pessoais, por exemplo, num hotel, com nome, morada, nacionalidade.
? Escrita A2
Escrever notas e mensagens curtas e simples sobre assuntos de necessidade imediata.
Escrever uma carta pessoal muito simples, por exemplo, para agradecer alguma coisa a alguém.




1 – Formação presencial/em sala (turma)


Avaliação da Aprendizagem:
Diagnóstica:
– Avaliação (formal ou informal) da competência do falante ao nível da compreensão e produção oral, leitura, e produção escrita para melhor posicionamento do mesmo no grupo e na definição de estratégias mais ou menos individualizadas.
Formativa:
– Tendo em conta um modelo de formação baseado nos métodos ativos de aprendizagem, é expectável a observação contínua do formador relativamente às participações dos formandos, interesse, motivação e nível de progressão, pelo que é fundamental que o formador dê feedback oral ou escrito, no final de cada sessão, face ao desempenho dos formandos, no sentido de os motivar para a sessão seguinte.
Sumativa:
– O curso é composto por 7 Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD). Todos os formandos deverão prestar provas de avaliação para cada uma das UFCD. O formador propõe aos formandos a resolução de um teste classificado numa escala de 0-20 valores, sendo a nota de aprovação de valor igual ou superior a 9,5.
– A nota final resulta da média aritmética simples de todas as UFCD. Para aprovação/certificação o formando deverá ter uma média igual ou superior a 9,5, numa escala de 0-20 valores, bem como deverá obter classificação igual ou superior a 9,5 em todas as UFCD.
As UFCD obedecem a regras de precedências entre si, assim:
Para a obtenção da certificação do nível A1, as UFCD 6452, 6453 e 6454, constituem-se como precedências obrigatórias umas das outras e pela ordem apresentada.
Para a obtenção da certificação do nível A2, as UFCD 6455, 6456 e 6457, constituem-se como precedências obrigatórias umas das outras e pela ordem apresentada.
Avaliação de reação:
Realizada em www.secretaria.consultua.com na área reservada do formando por via de um inquérito eletrónico, no final do curso.
Avaliação de Desempenho:
Realizada em www.secretaria.consultua.com na área reservada do formando por via de um inquérito eletrónico, no final do curso


Os certificados serão emitidos pela Consultua na Plataforma SIGO, de acordo com o modelo publicado na Portaria n.º 474/2010.


 

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