Português A1.1 1º semestre

Utad

REF: 16811 Categorias: ,
Partilhar

Descrição


Localidade




Data Início
02/11/2021




Data Fim
21/12/2021




Cronograma




Observações




Inscreva-se




Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Os objetivos elencados a seguir estão em consonância com as finalidades do QuaREPE e com o Plano de Ação da UTAD, assentando num pressuposto basilar: desenvolver nos alunos competências gerais em Língua Portuguesa, melhorando a sua proficiência e promovendo uma identidade plurilingue e pluricultural, necessária à mobilidade de alunos, a qual enforma a cooperação internacional entre universidades.

Considerem-se alguns objetivos gerais fundamentais apresentados para o nível A1:

– “[O aluno] é capaz de resolver as dificuldades de comunicação, com recurso a várias estratégias de comunicação”;

– “[O aluno] é capaz de dominar o vocabulário básico e frequente nos domínios educativo e privado, com recurso a estratégias de comunicação, se necessário”.

The following objectives agree with the finalities of the QuaREPE and with the UTAD’s Action Plan, relying on a basic assumption: develop general knowledge of the Portuguese Language in the participants, improving their proficiency e promoting an multicultural and multilingual identity, necessary to the mobility of the students, which forms the international cooperation between universities.
These are some of the general objectives presented for Level A1:

– “[The participant] is capable of solving the communication difficulties, with recourse to many communication strategies”

– “[The participant] is capable of dominate the frequently and basic vocabulary, under the educational and private domain, with the recourse to many communication strategies, if necessary.”


Conteúdos programáticos:
1: Olã! Como está?
? Apresentar-se e dar informações de carácter pessoal;
? Cumprimentar e despedir-se;
? Pronomes pessoais;
? Verbos Ser e Ter;
? Artigos definidos;
? Frases afirmativas/negativas e interrogativas;
? Preposições de/em;
? Os verbos Chamar-se/Morar/Falar
2: Onde fica o hotel?
? Localizar, descrever e pedir informações sobre lugares;
? Reservar um quarto no hotel;
? Ser/Estar;
? Presente do indicativo de verbos terminados em -ar;
? Artigos indefinidos;
? O verbo Haver;
? Preposição -com;
? Locuções de lugar;
? Adjetivos;
? Isto/isso/aquilo
3: Queria uma bica, por favor.
? Perguntar e dizer as horas;
? Fazer pedidos em cafés/restaurantes e lojas;
? Falar de ações do quotidiano;
? Falar de ações que decorrem no momento;
? Expressar preferência;
? Presente do indicativos – verbos regulares;
? Verbos reflexos;
? Preposições de tempo;
? Advérbios de frequência;
? Estar a + infinitivo

Syllabus:
1: Hello! How are you?
? Introduce yourself and give personal information;
? Greet and say goodbye;
? Personal pronouns;
? To be and to have verbs;
? Defined articles;
? Affirmative/negative and interrogative sentences;
? Prepositions from/in;
? The verbs to call/to live/speak
2: Where is the hotel?
? Find, describe and ask for information about places;
? Book a room at the hotel;
? Being/Being;
? Present tense of verbs ending in -ar;
? Undefined articles;
? The verb Haver;
? -com preposition;
? Locutions of place;
? Adjectives;
? This/this/that
3: I would like a spout, please.
? Ask and tell the time;
? Place orders in cafes/restaurants and stores;
? Talking about everyday actions;
? Talking about actions that are taking place at the moment;
? Express preference;
? Present tense – regular verbs;
? Reflex verbs;
? Time prepositions;
? Frequency adverbs;
? Be at + infinitive




s alunos devem frequentar no mínimo 75% das aulas e obter nota mínima de 10 valores, para obter no final do curso um certificado de competências.

TEST CONDITIONS: The participants must attend, at least, 75% of the classes and have a minimum grade of 10 (0-20), to obtain, at the end of the course, a competence certificate.

CONDIÇÕES DE AVALIAÇÃO: Consubstanciada em conformidade com o disposto no QUAREPE, integrando as seguintes componentes:

– Teste diagnóstico inicial;
– Avaliação formativa (diária) no sentido de aferição e acompanhamento gradual do progresso dos alunos;
– Avaliação sumativa periódica (formal), que pode assumir a forma de testes (on line e orais), fichas variadas, entre outros elementos considerados pertinentes;
– Questionários de autoavaliação (ao longo das aulas).

EVALUATION CONDITIONS:

– Initial Diagnostic test;
– Formative evaluation (daily), so the development of the participants can be gradually followed;
– Summative assessment evaluation (formal), which can be measured in tests (online and oral), worksheets, among other elements considered relevant.
– Auto evaluation questionnaire (during the classes).


Certificate of participation and evaluation


 

Partilhar