Perturbação Obsessivo-Compulsiva

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Descrição

A Perturbação Obsessivo-Compulsiva (POC) é uma perturbação muito frequente na população, para a qual o número de casos que procuram ajuda está a aumentar, mas para a qual os profissionais não têm, normalmente, uma preparação adequada para o diagnóstico e tratamento. Caracteriza-se por um padrão de pensamentos e medos indesejados (obsessões) que conduzem a comportamentos repetitivos (compulsões). Estas obsessões interferem com as atividades diárias e causam grande sofrimento emocional. As pessoas com POC precisam de apoio e ajuda profissional para aprender a gerir as suas obsessões.
O objetivo deste curso é proporcionar uma formação completa para que o profissional que está em contacto com estas perturbações saiba como são e qual a forma mais adequada de as tratar e fornecer uma vasta gama de ferramentas para o tratamento de pessoas com POC.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Dotar os formandos de conhecimentos teórico-práticos acerca dos modelos explicativos da POC, manifestações sintomatológicas, diagnóstico diferencial e comorbilidades, instrumentos de avaliação e diferentes tipos de intervenções na POC.


Módulo I – Enquadramento Teórico
Definição
Critérios de Diagnóstico
Manifestações Clínicas
Comorbilidades na POC
Diagnóstico Diferencial
Epidemiologia
Etiologia

Módulo II – Avaliação da POC
Objetivos da Avaliação
Instrumentos de Avaliação
Formulação de Caso

Módulo III – Intervenção na POC
Farmacoterapia de 1ª Linha
Psicoterapia
Fatores Preditores do Tratamento
Alternativas Terapêuticas na POC Refratária ao Tratamento

Módulo IV – Caso Prático



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

• TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
• PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
• AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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