Perturbação de Pânico

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Descrição

A etiologia das expressões pânico, angústia e ansiedade que muitos autores reúnem/unificam num único conceito, apresenta diferenças relevantes nas várias línguas, conduzindo até a algumas dificuldades na adoção de certas nosografias psiquiátricas nalguns países, como é o caso da Alemanha (Boudelaw, 1996, citado por Gouveia, Carvalho & Fonseca, 2007).
Mencione-se que, ainda hoje, se discute entre as opções crise ou ataque por um lado, e se essa crise ou ataque é de pânico, angústia ou ansiedade por outro. Pela discussão que tem gerado e algumas divergências conceptuais que ainda determina, o tópico merece, com certeza, alguma reflexão (Gouveia, Carvalho & Fonseca, 2007).
O presente curso pretende dotar os formandos de informação e conteúdos para que possam identificar e intervir nesta problemática.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Pretende-se dotar os formandos de informação e conteúdos para que possam identificar e intervir nesta problemática.


Módulo I – Enquadramento Teórico
Aspetos Históricos
Critérios de Diagnóstico de acordo com o DSM-5
Critérios de Diagnóstico na Classificação Internacional das Doenças (CID–10/OMS)
Diagnóstico Diferencial
Epidemiologia
Comorbilidades

Módulo II – Quadro Clínico e Curso da Perturbação de Pânico
As Crises de Pânico Recorrentes
Agorafobia
Ansiedade Antecipatória
Atitude Hipocondríaca
Depressão Secundária
Outras Complicações

Módulo III – Avaliação Clínica da Perturbação de Pânico
Avaliação Médica
Entrevista Clínica
Psico-Educação
Medidas Comportamentais
Medidas Fisiológicas
Avaliação da Comorbilidade

Módulo IV – Tratamento Biológico/Farmacológico da Perturbação de Pânico
Antidepressivos cíclicos
Inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS)
Outras substâncias experimentadas na perturbação de pânico

Módulo V – Terapia Cognitivo-Comportamental para a Perturbação de Pânico
A Terapia Cognitivo-Comportamental
Protocolos de tratamento
Hiperventilação voluntária
Técnicas de distração
Diários das crises de pânico
Experiências comportamentais
Exposição
Prevenção da recaída
Outras intervenções



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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