Descrição
A ansiedade de separação é reconhecida como um fenómeno normativo e adaptativo durante o desenvolvimento inicial da criança, é geralmente de intensidade ligeira e começa a diminui após os três anos de idade. No entanto, várias influências genéticas e ambientais podem exacerbar a ansiedade e transformá-la numa perturbação de ansiedade de separação (PAS). É uma das perturbações com maior prevalência em crianças com menos de 12 anos e a mais frequentemente diagnosticada.
O seu impacto negativo em várias áreas importantes do funcionamento e a sua elevada comorbilidade com outras perturbações fazem dela um fator de risco para o desenvolvimento de psicopatologia na idade adulta, especialmente a perturbação de pânico e a depressão.
A deteção e a intervenção precoces são, por conseguinte, de grande importância.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Este curso pretende dotar os formandos com conhecimentos teórico-práticos para melhor poderem intervir junto de crianças com diagnóstico de perturbação de ansiedade de separação.
Módulo I – Enquadramento Teórico
Ansiedade de Separação na Infância
Características Clínicas da PAS
Comorbilidades e Diagnóstico Diferencial
Epidemiologia
Fatores de Risco
Modelos Explicativos
Módulo II – Avaliação da PAS
Anamnese Inicial
Questionários e Inventários
Observação Natural
Testes de Separação
Autorregistos
Módulo III – Intervenção na PAS
Estratégias e Técnicas Terapêuticas
Intervenção com a Criança, Pais e Educadores/Professores
Programa “O Gato Habilidoso”
Programa “Friends”
Tratamento Farmacológico
Módulo IV – Caso Prático
4 – Formação a distância – E-learning (individual)
A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).
A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:
• TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
• PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
• AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.
Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.