Perturbação Bipolar

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Descrição

A perturbação bipolar, anteriormente conhecida como perturbação maníaco-depressiva, é uma perturbação mental que resulta em alterações anormais do humor, da energia e do funcionamento de uma pessoa. Difere das mudanças de humor normais e tem sintomas graves. Pode levar à rutura das relações sociais, à perda do emprego ou desistência dos estudos e é, frequentemente, detetada a ideação suicida.
Estima-se que 2,6% da população adulta possa vir a ser diagnosticada com perturbação bipolar durante a sua vida. Trata-se de uma doença crónica, tal como a diabetes, de origem biológica e que requer tratamento farmacológico ao longo da vida. Apesar de ser uma doença de origem orgânica, que requer tratamento farmacológico, é fundamental um acompanhamento psicológico regular.
Este curso centra-se na abordagem global da perturbação bipolar. Por um lado, como detetar, avaliar e tratar a esta disfunção neurocognitiva e as alterações funcionais associadas; por outro lado, como tratar o episódio agudo, tanto maníaco como depressivo, bem como a prevenção de episódios futuros do ponto de vista farmacológico, psicológico e biofísico com base no método científico.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Dotar os formandos de conhecimentos teórico-práticos, com base nas últimas evidências científicas, para o correto diagnóstico, abordagem e tratamento da perturbação bipolar.


Módulo I – Enquadramento Teórico
Definição
Critérios de Diagnóstico
Manifestações Clínicas
Comorbilidades e Diagnóstico Diferencial
Epidemiologia
Modelos Explicativos da Perturbação Bipolar

Módulo II – Avaliação da Perturbação Bipolar
Importância do Diagnóstico Precoce
Entrevista Inicial
Instrumentos de Avaliação

Módulo III – Intervenção Multidisciplinar na Perturbação Bipolar
Tratamento da Fase Aguda de Mania
Tratamento da Fase Aguda da Depressão Bipolar
Tratamento de Manutenção
Estratégias Psicoterapêuticas
Eletroconvulsivoterapia

Módulo IV – Caso Prático



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

• TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
• PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
• AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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