Marketing Digital

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Descrição

Num contexto de crescente digitalização dos mercados e das relações entre marcas e consumidores, o domínio de estratégias e ferramentas de marketing digital tornou-se uma competência essencial para profissionais e empresas que pretendem crescer de forma sustentada. A presença digital já não é uma opção, mas sim um requisito para a competitividade.

Esta formação visa proporcionar uma visão integrada do ecossistema do marketing digital, permitindo aos participantes compreender os seus principais pilares, identificar oportunidades de posicionamento, definir estratégias eficazes e implementar ações orientadas para resultados. Neste percurso, será dada especial ênfase à aplicação prática de ferramentas de Inteligência Artificial, explorando o seu papel na criação de conteúdos, automatização de processos, análise de dados e otimização de campanhas digitais.

A ação está especialmente indicada para quem procura iniciar ou consolidar projetos no digital, seja enquanto profissional em nome individual, colaborador de uma empresa ou empreendedor, com o objetivo de integrar as novas tecnologias — como a IA — nas suas estratégias de marketing
e comunicação.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


A formação tem como objetivo proporcionar uma visão integrada e prática do ecossistema do marketing digital, capacitando os participantes para identificar oportunidades de crescimento, definir estratégias eficazes e implementar ações orientadas para resultados, com recurso a ferramentas de Inteligência Artificial nas várias etapas da estratégia digital.


Módulo 1 – Introdução ao Marketing Digital
1.1. O que é o marketing digital
1.2. Diferença entre marketing tradicional e digital
1.3. Principais tendências, benefícios e desafios do digital
1.4. Oportunidades no mercado digital (carreira e negócio)
1.5. Papel emergente da Inteligência Artificial no digital

Módulo 2 – O Ecossistema do Marketing Digital
2.1. Definição de objetivos e KPI’s
2.2. Identificação de públicos e persona
2.3. Criação da oferta e proposta de valor
2.4. Os pilares: tráfego, conteúdo, conversão, retenção
2.5. Canais e estratégias principais: Publicidade Online SEO Email Marketing Redes Sociais
2.6. A jornada do cliente e o conceito de funis de venda
2.7. Landing Page de alta conversão
2.8. IA na análise e na criação de conteúdos e campanhas de Marketing Digital

Módulo 3 – Ferramentas e Métricas Essenciais
3.1. Apresentação das principais ferramentas
3.2. Métricas de desempenho e como interpretá-las
3.3. Utilização de Inteligência Artificial para otimização de tarefas
3.4. Noções de Automação
3.5. Conceito Lean Canvas e MVP
3.6. Exercício Prático



3 – Formação a distância – E-learning (turma)


– Avaliação de conhecimento: Realizada por meio de submissão de teste de avaliação de escolha múltipla, no final da formação. Considera-se aprovado o aluno com uma classificação igual ou superior a 60% e que tenha assistido a pelo menos 75% da formação.

– Avaliação de reação: Realizada através de um formulário no google forms assim que a formação terminar e pretende questionar sobre a satisfação relativamente ao programa de formação, carga horária, formador, local da formação, materiais oferecidos, acompanhamento e processo de avaliação.

– Avaliação do impacto da formação na vida profissional dos formandos: Realizada através de um formulário no google forms ao fim de 6 meses após o término da formação. O formulário é enviado por correio eletrónico e pretende questionar sobre os resultados/mudanças que ocorreram na vida profissional dos formandos após a formação.


No final da formação seráemitido um Certificado de Formação Profissional (através do SIGO, conforme legislação em vigor (Portaria n.o 474/2010, de 8 de julho) a todos os formandos que concluírem a ação com aproveitamento.


 

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