Manobrador de Máquinas – Carpintaria

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Descrição

O curso de Manobrador de Máquinas – Carpintaria surge como resposta ao
dever de as empresas prestarem aos seus trabalhadores e seus representantes
para a segurança, higiene e saúde no trabalho formação adequada sobre os
equipamentos de trabalho utilizados, conforme art.º 8º do Decreto-lei nº
50/2005 de 25 de Fevereiro.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


– Dotar os formandos de conhecimentos específicos para a utilização adequada de equipamentos de trabalho, nomeadamente, no que respeita,ao manuseamento em segurança de máquinas utilizadas em carpintarias.


I. Saúde e Segurança no Trabalho
1.1. Enquadramento legal
1.2. Acidentes de trabalho
1.3. Doenças Profissionais
1.4. Classificação de perigos
1.5. Avaliação de situações de risco
1.6. Atuação em caso de emergência
1.7. Sinalética de segurança
1.8. Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s
1.9. Equipamentos de Proteção Coletiva – EPC’s

II. Segurança no Manuseamento de Equipamentos de Carpintaria Características, controlo e inspeções, procedimentos de estabilização, medidas de prevenção e riscos mais frequentes no manuseamento dos
seguintes equipamentos de trabalho:
2.1. Tupia
2.2. Esquadrejadora
2.3. Orladora
2.4. CNC

Operação/Manobra dos Equipamentos de Trabalho (prática)
3.1. Tupia
3.2. Esquadrejadora
3.3. Orladora
3.4. CNC



1 – Formação presencial/em sala (turma)


AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA OU INICIAL
No início da formação será realizada uma avaliação de diagnóstico com o
objetivo de aferir o nível de conhecimentos iniciais dos formandos sobre as
temáticas do curso. A avaliação poderá ser feita através de uma prova escrita
individual/grupo e/ou oral.
AVALIAÇÃO SUMATIVA OU FINAL
A avaliação das aprendizagens incide sobre as duas componentes de
formação, teórica e prática. No que respeita à avaliação prática, os formandos
durante a ação de formação desenvolverão diversas atividades práticas, pelo
que, o registo dessas atividades será feito pelo formador através de uma grelha
de avaliação com a identificação dos indicadores a avaliar. No final da ação, é
realizado um teste de avaliação de conhecimentos que incide sobre todas as
temáticas abordadas durante a ação de formação. A avaliação prática e
teórica(escrita) é de carater individual.
MOMENTOS DE AVALIAÇÃO:
– Avaliação diagnóstica – oral (início da ação)
– Atividades práticas (durante a ação)
– Teste de Avaliação de Conhecimentos (final da ação)
ESCALA DE AVALIAÇÃO: 0 a 20 valores
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
– Avaliação das Aprendizagens – Componente Teórica (50%): os formandos
têm que ter uma classificação igual ou superior a 10 valores
– Avaliação das Aprendizagens – Componente Prática (50%): os formandos
têm que ter uma classificação igual ou superior a 10 valores
APROVEITAMENTO:
Considera-se que o formando obteve aproveitamento quando apresenta
uma avaliação final igual ou superior a 10 valores.


A frequência com aproveitamento confere ao formando o direito a receber um Certificado de Formação Profissional com uma nota final igual à média da classificação final obtida na componente teórica e prática.


 

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