Ludoterapia

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Descrição

A Ludoterapia é uma terapia destinada, exclusivamente, a crianças, as quais (como o próprio nome da terapia indicia) brincam, na presença do terapeuta, com brinquedos específica e criteriosamente escolhidos. Através das suas brincadeiras, as crianças transmitem, ainda que não verbalmente, as suas emoções, os seus sentimentos, os seus medos e as suas inquietações, ultrapassando, assim, as suas barreiras de comunicação.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Este curso pretende ensinar os formandos a usar a Ludoterapia no processo terapêutico com crianças.


Módulo I – O Brincar e a sua Importância
O Brincar e a Criança
Funções do Brincar
O Brincar Simbólico
Brincar no Processo Terapêutico

Módulo II – História e Evolução da Ludoterapia
Ludoterapia Psicanalítica
Ludoterapia Livre
Ludoterapia relacional
Ludoterapia Centrada na Criança

Módulo III – Ludoterapia Centrada na Criança (não-diretiva)
Definição de Ludoterapia Centrada na Criança
Condições Terapêuticas Facilitadoras do Crescimento
Princípios Básicos da Ludoterapia Centrada na Criança
Dimensões Terapêuticas da Relação em Ludoterapia
Objetivos da Ludoterapia Centrada na Criança
Resultados da Intervenção Ludoterapêutica

Módulo IV – O Ludoterapeuta
Características de um bom Ludoterapeuta
Autoconhecimento do Ludoterapeuta
Autoaceitação do Ludoterapeuta
Regras para um bom Relacionamento com Crianças

Módulo V – A Sala e a Mala de Ludoterapia
Características da Sala de Ludoterapia
Brinquedos e Materiais
Seleção dos Brinquedos e dos Materiais
Categorias de Brinquedos

Módulo VI – A Relação Ludoterapêutica
Objetivos da Relação
Estruturação Inicial da Relação
Dimensões Básicas da Relação

Módulo VII – Limites na Ludoterapia
Estabelecer Limites
Orientações Básicas
Quando colocar limites?
Razões para os Limites Terapêuticos
Procedimentos para Estabelecer Limites
Passos no Processo de Estabelecer Limites
Quando os Limites são Ultrapassados

Módulo VIII – Apresentação de Casos Práticos



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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