Descrição
O turismo é considerado uma das ciências sociais com mais crescimento ao longo dos anos, emerge como atividade económica e começa a sentir-se a necessidade de o compreender a caracterizar.
Este curso visa apresentar conceitos chave, através de várias ideologias, permitindo uma familiarização com o conceito: turismo.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Este curso visa dar a conhecer aos formandos quais os principais conceitos, técnicas e ferramentas do turismo e como aplicá-las.
Módulo I – Introdução ao Turismo. Componentes e Operações do Turismo
Principais conceitos de turismo
Formas de exploração de alojamentos turísticos e restauração
Noção e caracterização de produtos turísticos
Módulo II – Sociologia do Lazer
Tempo e tempo livre
Conceito de Lazer
Características sociológicas
Módulo III – Normas de Segurança no Turismo
Importância da prática do turismo seguro
Segurança na prática turística
Consulta da legislação de segurança no turismo
Módulo IV – Análise do Mercado Turístico
Formas de análise do mercado
Comportamento e motivações do consumidor
Mecanismos na tomada de decisão para um produto turístico
Módulo V – Gestão de Qualidade dos Destinos Turísticos
Componentes de produto turístico
Critérios de excelência
Gestão da qualidade dos destinos turísticos
Módulo VI – Dinamização e Condução de Atividades em Contexto Turístico
Conceito de atividade turística
Objetivos e vantagens económicas das atividades turística
Papel do técnico de turismo
Módulo VII – Marketing Turístico
Conceito de Marketing
Segmentação do Turismo
Marketing Mix
Módulo VIII – Impacto Económico do Turismo
Vantagens competitivas do turismo
Impacto económico para a oferta turística
Avaliação financeira do mercado
4 – Formação a distância – E-learning (individual)
A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).
A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:
TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.
Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.