Introdução a modelação 3D – 3ª edição

Utad

Partilhar

Descrição


Localidade
Vila Real




Data Início
29/10/2025




Data Fim
12/11/2025




Cronograma




Observações




Inscreva-se




Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Este curso tem como objetivo fornecer aos alunos uma compreensão básica dos princípios fundamentais da modelação 3d,
desde a modelação básica de objetos, passando pela texturização, iluminação e renderização de cenas.


Ferramenta Usada: Blender1. Conceitos Fundamentais da modelação 3D
a. O que é modelação 3D?
b. Pequena História do 3D
c. O que são softwares de modelação 3D?
Neste módulo, o formando deve compreender a história da modelação 3D, o porquê da sua
importância, conhecer as várias ferramentas que permitem modelar em 3D atualmente e as
aplicações da modelação 3D.
2. Primeiros Passos: Familiarização com a ferramenta
a. Visão geral da interface;
b. Navegar no espaço 3D (movimentação, rotação e zoom da câmara);
c. Manipulação básica de Objetos;
Exercício de aula: Criar uma mesa.
Desafio: Modelar uma Cadeira
Neste módulo, o formando deve iniciar a sua aclimatização à interface do software e às
suas várias ferramentas e ficar assim já capacitado de modelar os objetos mais simples
através da junção das formas e objetos básicos.
3. Introdução à Modelação
a. Fundamentos de como funciona uma malha;
b. Distinguir modos de Objeto e de Edição;
c. Introdução dos conceitos de Extrusão, Loop Cuts, Subdivide e Bevel;
d. Introdução a modifiers (Mirror, Screw, Subdivision Surface e Shade Smooth);
Exercício de aula: Modelar uma garrafa e um bule
Desafio: Modelar um copo customizado.
Este módulo introduz a utilização de modifiers o que permite ao formando ficar já capaz de
produzir objetos mais complexos, que possuam formas impossíveis de reproduzir da
maneira lecionada anteriormente.
4. Materiais e Texturas
a. Introdução ao Shader Editor;
b. Introdução ao Sistema de nódulos;
c. Introdução a Mapas de UV.
Exercício de aula: Adicionar um rótulo e uma textura simples à garrafa.
Desafio: Adicionar textura também aos outros objetos dos exercícios antigos.
Este módulo inicia a fase após a modelação, texturas e materiais. Neste tema, os
formandos serão capazes de criar, importar e adicionar materiais aos objetos criados nas
aulas anteriores.
5. Iluminação e Câmaras
a. Introdução a luzes;
b. Tipos de luzes e potência;
c. Introdução a câmaras;
d. Propriedades das câmaras.
e. Princípios de composição e apresentação visual
Exercício de Aula: Iluminar de 3 maneiras diferentes a garrafa que criamos.
Desafio: Juntar todos os objetos criados até agora numa cena, iluminar e
criar uma composição com profundidade de campo.
Neste módulo, o formando fica a compreender não só como adicionar luzes a uma cena e a
importância da iluminação nas renderizações finais, mas também a manipular câmaras e os
efeitos que as propriedades das mesmas têm nas cenas.
6. Renderização
a. Como renderizar uma cena;
b. Motores de renderização – EEVEE;
c. Configurações de renderização;
d. Exportar imagens.
Exercício de Aula: Renderizar a cena criada com os objetos do exercício
anterior
Módulo final, o formando será capaz de compreender o processo de renderização e ajustar
as suas configurações. A partir deste ponto, o formando está capacitado em todas as
vertentes da modelação 3D, incluindo modelar objetos simples, aplicar texturas, iluminar e
renderizar uma cena com o motor EEVEE.




Certificado de avaliação com a aprovação do curso


Certificado de avaliação


 

Partilhar