Inteligência Emocional

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Descrição

A Inteligência Emocional tem vindo a manifestar-se como uma aptidão fundamental em todos os domínios da atividade profissional e pessoal. A falta de aptidão emocional e a incapacidade de gerir emoções nos indivíduos podem gerar diversas dificuldades pessoais, familiares, escolares, na interação social e no trabalho. A Inteligência Emocional apresenta-se efetivamente como mais importante do QI dado que a primeira pode ser alvo de trabalho e de melhoramento. As pessoas emocionalmente inteligentes distinguem-se por características como autoconfiança, autodomínio, capacidade de comunicar e de adaptar-se à mudança, influenciar, gerar empatia, etc. O conhecimento da Inteligência Emocional assim como dos seus princípios e propostas surge assim como uma mais-valia para qualquer indivíduo que pretenda melhorar significativamente a sua performance profissional e interpessoal.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Este curso pretende dotar os participantes dos conhecimentos necessários que permitam reconhecer a importância da Inteligência Emocional no seu dia-a-dia, assim como identificar os seus principais princípios e pressupostos, de modo a orientar os seus comportamentos, pessoais e profissionais, de uma forma emocionalmente inteligente.


Módulo I – A Inteligência Emocional
Definição inteligência emocional?
QI vs. QE
Importância da inteligência emocional no sucesso pessoal e profissional

Módulo II – As Bases Biológicas da Emoção
Conceito de emoção
Tipos de emoções
Emoções, sentimentos e temperamento
Emoção vs. Razão
O funcionamento cerebral

Módulo III – As Competências Intrapessoais e Interpessoais
Autoconhecimento
Autodomínio
Auto motivação
Empatia
Aptidões sociais

Módulo IV – Ferramentas Práticas de Gestão Emocional
Âncoras
Submodalidades
Posições percetivas



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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