Descrição
O conceito da gestão por processos surge para melhorar o funcionamento das organizações, permitindo que estas melhorem os seus resultados e assegurem as suas vantagens competitivas. A excelência organizacional das empresas exige que todas as atividades desenvolvidas na organização estejam interrelacionadas numa visão por processos.
A abordagem por processos é a segmentação da organização em pequenas parcelas (processos), que contemplam entradas e saídas, tarefas, recursos e medição. A organização e gestão de uma empresa por processos, não é mais do que a definição de um conjunto de atividades que transforma entradas (tudo o que é necessário para trabalhar: recursos, matérias-primas, informações etc.) em saídas (produtos, resultados), com o objetivo da satisfação das necessidades dos clientes.
A segmentação da organização em processo permitir-lhe-á compreender de forma detalhada o negócio como um todo, tendo um maior controle sobre este. Ao analisar os resultados de cada processo, porque todos necessitam de ser monitorizados, conseguirá compreender quais os mais eficazes e os que necessitam de melhorias para atingir os seus objetivos.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Aplicar uma abordagem de gestão baseada nos processos, com o propósito de melhorar o funcionamento das empresas, promovendo a rentabilidade e incremento da satisfação dos clientes e negócios mais sustentáveis.
Módulo I – A Gestão por Processos como Abordagem de Gestão da Norma ISO 9001
Abordagem da Gestão por Processos na Norma ISO 9001
Módulo II – Gestão por Processos
Objetivos da Gestão por Processos
Conceito de Processo
Fluxos do Processo
A Empresa como um Conjunto de Processos
Princípios para a Gestão de Processos Organizacionais
Funções a Desempenhar na Gestão por Processos
Vantagens da Abordagem por Processos
Eficácia e Eficiência dos Processos
Módulo III – A Empresa como um Conjunto de Processos
Mapeamento de Processos
Tipos de Processos e respetiva hierarquização
Análise Sistémica dos Processos
Articulação dos Processos de Negócio com a Missão, Visão, Objetivos e Estratégia da Empresa
Cadeia de Valores da Organização
Módulo IV – Ciclos de Gestão da Empresa
Ciclo PDCA
Ciclo DMAIC
Módulo V – Implementação e Medição de Processos
Avaliação de Processos
Indicadores de Desempenho
Sistematização dos Indicadores de Desempenho
Construção do Mapa de Indicadores
Monitorização dos Indicadores
Módulo VI – Os Processos e o Pensamento Baseado em Risco
Conceito de Pensamento Baseado em Risco
Relação entre o Risco e a Qualidade
O Risco na ISO 9001
A ISO 31000
O Risco e o Ciclo PDCA
O Risco e as Oportunidades
Ciclo de Avaliação de Riscos
Mapa de Avaliação de Riscos
Perigo, Risco e Dano
Processos de Medição dos Riscos
4 – Formação a distância – E-learning (individual)
A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).
A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:
• TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
• PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
• AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.
Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.