Gestão e Coordenação de Creches

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Descrição

Qualquer estrutura pedagógica está orientada para a consecução dos objetivos estabelecidos no seu projeto educativo e, para que sejam viáveis, este projeto deve ser desenvolvido numa organização com uma adequada estrutura de administração e gestão.
A qualidade dos estabelecimentos educativos é, pois, uma exigência das administrações, dos professores e dos cidadãos, pois estão cientes de que a boa gestão é essencial para a implementação do projeto educativo que promova o desenvolvimento psicossocial das crianças em idade pré-escolar. Uma gestão eficaz da creche é, pois, fundamental, para o seu bom funcionamento.
Este curso tem como objetivo transmitir, aos profissionais da educação interessados, conhecimentos, estratégias e competências para uma efetiva gestão e coordenação de uma creche.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Dotar os formandos com conhecimentos, estratégias e competências para uma gestão/coordenação eficaz de uma creche.


Módulo I – Perspetiva Histórica da Educação de Infância
Antecedentes Históricos da Educação de Infância
Conceito de Infância
Educação na Primeira Infância
Primeiras Instituições de Educação de Infância e Modelos Curriculares
A Educação de Infância em Portugal

Módulo II – Contextualização da Resposta Social de Apoio à Infância
Definição de Creche
Evolução Histórica do Conceito de Creche
Enquadramento Legal dos Serviços de Creche
O Papel da Creche nos Dias de Hoje

Módulo III – Coordenação Pedagógica numa Creche
A Função do Coordenador na Creche
Objetivos Pedagógicos
Objetivos Educativos
Práticas e Modelos Pedagógicos

Módulo IV – Gestão da Creche
Competências da Gestão na Creche
Gestão Financeira
Gestão Administrativa
Gestão dos Recursos Humanos
Gestão Pedagógica

Módulo V – As Infraestruturas da Creche
Escolha do Local
Instalações da Creche
Licenciamento para a Creche

Módulo VI – Trabalho Final



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

• TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
• PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
• AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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