Gestão de Recursos Humanos conforme Modelo de Gestão de Competências

Webstudy

REF: 12077 Categorias: ,
Partilhar

Descrição

Pela frequência do Curso de Gestão de Recursos Humanos segundo Modelo de Gestão por Competências os participantes poderão desenvolver as suas competências na Gestão de Recursos Humanos, pela aprendizagem do Modelo de Gestão por Competências, as suas vantagens para os Diretores de Recursos Humanos na facilitação e otimização da Gestão dos Processos de Recursos Humanos e respetivo processo de implementação nas empresas.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


• Compreender a Gestão por Competências como sendo a base para a Criação de uma linguagem comum em toda a empresa.
• Maior envolvimento de toda a empresa.
• Ligação entre todas as áreas de Recursos Humanos (ex.: decisões de recrutamento tomadas com base nos mesmos critérios do que as decisões de avaliação de desempenho e promoções.
• Critérios visíveis e consensuais para uma avaliação sistemática, reduzindo o enviesamento.
• Informação clara para a construção de exercícios de avaliação.
• Mais correta escolha dos instrumentos de avaliação.


Módulo I – A Implementação de uma Matriz de Gestão de Competências Ajustada à Dimensão da Empresa
As vantagens do Modelo de Gestão por competências para as diferentes áreas de GRH

Módulo II – A Conceção da Matriz de Gestão de Competências
Definição dos Perfis para as diferentes funções e validação
Definição de competências para cada Perfil e validação
Definição de níveis de proficiência para cada competência e perfil e validação
A afetação de Postos de Trabalho à Matriz de Competências definida;
O preenchimento da Matriz de Competências para cada trabalhador e validação
A validação interna da matriz de gestão de competências

Módulo III – A Implementação da Matriz de Competências na otimização da GRH
Conduzir entrevistas de seleção com base nas competências destacadas nas matrizes de gestão de competências
Gerir Planos de Formação e de desenvolvimento ajustados à gestão da matriz de competências definida e prevista na estratégia das empresas;
Articular a avaliação do desempenho e benefícios atribuídos com a informação obtida pela gestão da Matriz de Competências

Módulo IV – A Gestão temporal do Modelo de Competências
Manter o modelo criado atualizado e ajustado às exigências de antecipação da gestão de topo
Promover o Modelo de GC internamente
Articular o Modelo de Gestão de Competências com as demais ferramentas de GRH



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

Partilhar