Descrição
A formação em Gestão de Equipamentos Sociais para Pessoas Idosas visa formar profissionais que sejam detentores de um conjunto de competências sólidas, que promovam a garantia de um serviço de qualidade e inovador, adequando à satisfação das necessidades das várias respostas sociais.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Possibilitar um conjunto de ferramentas que permitam os formandos realizar uma eficaz direção técnica e gestão das respostas sociais: ERPI, CD e SAD de acordo com os normativos legais:
– Enquadrar as respostas sociais legalmente com base nos pressupostos da Direção Técnica;
– Enquadrar a gestão do capital humano nas respostas sociais;
– Enquadrar a gestão da comunicação nas respostas sociais;
– Enquadrar a gestão da comunicação gerontológica nas respostas sociais;
– Enquadrar a Certificação de Qualidade nas respostas sociais;
– Enquadrar a Gestão das Atividades de Desenvolvimento Pessoal;
– Enquadrar a Gestão dos Processos de Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho;
– Enquadrar a Gestão de Serviços de Apoio;
– Adquirir noções de planeamento estratégico e inovação social, com base na gestão do capital financeiro.
UNIDADE 1 – DIRECÇÃO TÉCNICA
– Enquadramento Legal (lares; centros de dia; serviço de apoio domiciliário);
– Regulamento Interno de Funcionamento;
– Contrato de Prestação de Serviços;
– Responsabilidades da Direção Técnica.
UNIDADE 2 – GESTÃO DO CAPITAL HUMANO – Legislação Laboral
– Legislação Laboral;
– Elaboração de horários de trabalho.
UNIDADE 2 – GESTÃO DO CAPITAL HUMANO – Soft Skills
– Estilos de liderança;
– A competência emocional do líder;
– Trabalho em equipa, Mediação e Gestão de conflitos;
– Avaliação de desempenho dos colaboradores.
UNIDADE 3 – GESTÃO DA COMUNICAÇÃO
– Informação e Comunicação Interna e Externa;
– Estratégias e modelos de impressos para a gestão da comunicação;
– O recurso a plataformas digitais;
– Comunicação com a Pessoa Idosa e significativos.
UNIDADE 4 – GESTÃO DA INTERVENÇÃO GERONTOLÓGICA
– Organização do Processo Individual do utente;
– Modelos de impressos para a prestação de cuidados;
– Avaliação gerontológica (escalas de avaliação);
– Plano de intervenção individual, monitorização e avaliação (as alterações face à Portaria nº 349/2023 de 13 de novembro).
UNIDADE 5 – GESTÃO DA QUALIDADE NOS SERVIÇOS
– Implementação de um modelo de Gestão de Qualidade;
– Avaliação das práticas gerontológicas versus humanização dos cuidados;
– Avaliação da satisfação.
UNIDADE 6 – GESTÃO DAS ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL
– Avaliação das necessidades e expetativas ocupacionais;
– Planificação das atividades;
– Avaliação e relatório de Atividades.
UNIDADE 7 – GESTÃO DA SAÚDE, HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO
– Medicina no Trabalho, Higiene e Segurança no Trabalho, HACCP;
– Obrigações legais da entidade;
– Práticas de promoção da segurança no trabalho e ação preventiva de riscos laborais.
UNIDADE 8 – GESTÃO DE SERVIÇOS DE APOIO
– Fornecimento de refeições e avaliação da qualidade do serviço;
– Tratamento da roupa, Manutenção e organização dos espaços, Saídas ao exterior, Aquisição de bens e serviços;
– Manutenção de equipamentos.
UNIDADE 9 – GESTÃO DO CAPITAL FINANCEIRO
– Meios de financiamento;
– Obrigatoriedade da entidade perante apoio estatal;
– Normativos e cálculo das comparticipações;
– Regime de fiscalidade aplicável.
3 – Formação a distância – E-learning (turma)
Concluído o processo de avaliação e mediante aproveitamento na presente formação, será emitido Certificado de Formação Profissional através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa (SIGO), de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de Julho.