Descrição
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
O objetivo geral do Francês nível B.1.1 é que os alunos devam ser capazes de estabelecer várias relações sociais e comunicar, tanto oralmente como por escrito, em situações comuns da vida quotidiana, sobre atividades ou assuntos familiares.
Caraterizar uma pessoa / objeto
– Pedir / Dar uma informação
– Exprimir um sentimento: satisfação / apreciação / descontentamento
– Aceitar / Recusar um convite
– Localizar-se no tempo e no espaço
– Pedir uma opinião / Exprimir uma opinião
– Dar uma ordem / Fazer um pedido
– Descrever uma situação
– Narrar um fato / um acontecimento
Competência linguística (lexical) / competência cultural / competência comunicativa
– Nomes de lugares, itinerários, meios de transporte
– Expressões de cortesia
– Tempos livres, vida social, espetáculos, Cinema, Desporto, Música
– Correspondência, cartas familiares, cartas administrativas, C.V.
– Serviços públicos (Correios, Telefones, Comunicações, Bancos, Hospitais, entre outros)
MORFOLOGIA / CLASSES DE PALAVRAS
– Nome: subclasses; flexão em género e em número.
– Adjetivo: flexão em género e em número, graus dos adjetivos, a posição do adjetivo na frase (segundo o padrão SVO).
– Verbo: classificação genérica dos verbos e sua flexão; modos, alguns tempos simples e compostos, regras gerais de formação, de conjugação e de uso.
– Determinantes e alguns pronomes: artigos (definidos e indefinidos) / demonstrativos / possessivos / pronomes pessoais / demonstrativos / possessivos / interrogativos.
– preposições
– advérbios.
SINTAXE
– A frase complexa (noções genéricas de coordenação e subordinação)
– Discurso direto / discurso indireto
LINGUÍSTICA TEXTUAL
A consecução dos objetivos deste programa pressupõe o contato oral / escrito com textos de várias tipologias adaptados ao nível B1. A saber: Literatura de tradição oral (lendas, fábulas, provérbios e fraseologias), textos literários (narrativos, poéticos e dramáticos, em versão integral ou abreviada) e ainda letras de canções (eruditas ou populares). O estudo deste tipo de textos pretende trabalhar e desenvolver a competência cultural no aprendente de Língua Francesa.
CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: Os alunos devem frequentar no mínimo 75% das aulas e obter nota mínima de 10 valores, para obter no final do curso um certificado de competências.
CONDIÇÕES DE AVALIAÇÃO: Prova final (escrita e oral), este teste final será feito de acordo com as normas do Quadro Europeu Comum de Referência.
Certificado de avaliação