Formação Pedagógica Inicial de Formadores (90 horas) – B-Learning

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Descrição

Podem participar nesta formação, pessoas com o 12ºano completo e com pelo menos 5 anos de descontos para a segurança social, e ainda licenciados, mestres ou doutorados.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


– Caracterizar os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal;
– Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;
– Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação – instrumento de gestão de uma organização;
– Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;
– Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, ao público-alvo e ao contexto da formação;
– Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;
– Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;
– Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;
– Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática;
– Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação;
– Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional;


1 Formador: Sistemas, Contextos e Perfil 10 Horas
2 Simulação Pedagógica Inicial 10 Horas
3 Comunicação e dinamização de grupos em formação 10 Horas
4 Metodologias e estratégias pedagógicas 10 Horas
5 Operacionalização da formação: do plano à ação 10 Horas
6 Recursos didáticos e multimédia 10 Horas
7 Plataformas colaborativas e de aprendizagem 10 Horas
8 Avaliação quantitativa e qualitativa 10 Horas
9 Simulação Pedagógica Final 10 Horas
Carga Horária Total 90 Horas



6 – Formação em B-learning (turma)


No âmbito da avaliação, enquanto parte integrante do processo formativo, está assegurado um sistema formal e rigoroso de avaliação, privilegiando as seguintes dimensões de análise:

Avaliação da aprendizagem:
– Avaliação diagnóstica (AD) – 10%
– Estrutura de organização e execução da sessão, materiais de apoio, qualidade dos recursos utilizados (criatividade, estruturação, rigor técnico)
– Avaliação Formativa e Sumativa
– Objetivos pedagógicos (OP) – 30%
(domínio dos assuntos, criatividade e autonomia, generalização dos saberes, participação, responsabilidade, relações interpessoais)
– Competências Pedagógicas (CP) – 30%
(análise comparativa da simulação pedagógica inicial e final, nomeadamente o plano de sessão, os recursos didáticos, o desempenho do formador no domínio pedagógico-didático)
– Projeto de Intervenção (PI) – 30%
(qualidade do módulo de formação apresentado no projeto)

AVALIAC¸A~O FINAL = [(0,10 X AD) + (0,3 X AS/OP) + (0,30 X AS/CP) + (0,3 X AS/PI)]

Escala de avaliação
1 – Aproveitamento insuficiente | 2 – Aproveitamento satisfatório | 3 – Aproveitamento bom | 4 – Aproveitamento relevante | 5 – Aproveitamento excelente

Aproveitamento
Considera-se que a/o formanda/o conclui com aproveitamento se obtiver uma classificação final igual ou superior a 2 – Aproveitamento satisfatório e cumpra com o regime de assiduidade.

Os instrumentos de avaliação a utilizar serão os seguintes:
– Simulações pedagógicas;
– Trabalhos individuais;
– Trabalho de grupo;
– Testes;
– Observação;

Avaliação da satisfação:
No final do curso, formandos e formadores expressam a sua satisfação com o curso, formadores, recursos, através do preenchimento de um questionário.

Avaliação de desempenho:
Os formadores são avaliados pelos formandos no questionário de satisfação, e também pela coordenação pedagógica no final de cada ação de formação.


CCP – Certificado de competências pedagógicas


 

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