Descrição
Uma formação destinada a preparar Formadores deve propiciar, em primeira linha, a aquisição de competências pedagógicas que permitam planear, desenvolver e avaliar sessões de formação, ou seja, competências de aplicação de princípios de didáctica (métodos de ensino) e de avaliação ao contexto específico da formação profissional. Na verdade, trata-se de ensinar pessoas (adultos ou jovens adultos) com o objectivo imediato de transferirem as aprendizagens para o actual ou futuro posto de trabalho Esta particularidade, que distingue no essencial a formação do ensino escolar, implica que a formação não se alheie das necessidades do mercado de trabalho e das suas permanentes exigências. E as exigências de qualificação dos recursos humanos estão em permanente mutação. O saber técnico-científico deixou de ser suficiente para alicerçar um percurso profissional. Cada vez mais são requeridas novas competências profissionais no domínio das relações interpessoais e do trabalho em equipa.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
1. Identificação das principais características dos sistemas de formação e da sua regulamentação;
2. Aplicação dos princípios psicopedagógicos inerentes às principais teorias da aprendizagem;
3. Interpretação dos mecanismos de motivação dos formandos;
4. Emprego de esquemas comunicacionais eficazes ao nível da relação ensino-aprendizagem;
5. Escolha de estratégias de animação de grupos e de resolução de conflitos interpessoais;
6. Categorização dos modelos e métodos pedagógicos em função dos objectivos a alcançar;
7. Planificação de diferentes unidades temáticas ao nível micro-curricular (módulo, disciplina, sessão, seminário, etc)
8. Formulação de objectivos pedagógicos que confiram coerência à acção pedagógica;
9. Utilização correcta dos recursos didácticos audiovisuais;
10. Domínio elementar, mas criativo, de algumas ferramentas informáticas auxiliares da função de formador;
11. Concepção e aplicação de diversos instrumentos de avaliação da aprendizagem;
12. Preparação, desenvolvimento e avaliação de uma simulação pedagógica.
1 – Formação presencial/em sala (turma)
Esta formação faculta o acesso a: Certificado de Formação Profissional (Decreto-Regulamentar 35/2002) e Certificado de Aptidão Profissional (CAP)l para o exercício da função de Formador(a).