Descrição
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Através do desenvolvimento dos módulos programados, os objetivos gerais são os seguintes:
-Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:
o Caracterizar os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal;
o Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;
o Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática.
-Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação:
o Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação –instrumento de gestão de uma organização;
o Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;
o Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
o Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;
o Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;
o Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;
o Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação.
-Refletir sobre os sistemas de formação:
o Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional
Módulo I – Formador: Sistema, Contextos e Perfil
– Formador: Contextos de Intervenção
– Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo
Módulo II – Simulação Pedagógica Inicial
– Preparação e Concretização das Simulações
– Análise e Projeto de Melhoria
Módulo III – Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação
– Comunicação e Comportamento Relacional
– Diversidade no Contexto de Formação
Módulo IV – Metodologias e Estratégias Pedagógicas
– Métodos e Técnicas Pedagógicos
– Pedagogia Diferenciada
Módulo V – Operacionalização da Formação: do Plano à Ação
– Competências e Objetivos Operacionais
– Desenho do Processo de Formação-Aprendizagem
Módulo VI – Recursos Didáticos e Multimédia
– Exploração de Recursos Didáticos
– Construção de Apresentações Multimédia
Módulo VII – Plataformas Colaborativas de Aprendizagem
– Plataformas: Finalidades e Funcionalidades
– Comunidades Virtuais de Aprendizagem
Módulo VIII – Avaliação da Formação e das Aprendizagens
– Avaliação Qualitativa e Quantitativa
– Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho
Módulo IX – Simulação Pedagógica Final
– Preparação e Concretização das Simulações
– Análise e Prospetiva Técnico-Pedagógica
1 – Formação presencial/em sala (turma)