Descrição
Sabemos hoje que as populações com consumos elevados de produtos de origem vegetal parecem ter menor risco de contraírem doenças crónicas não transmissíveis, como são a doença cardiovascular, a diabetes e a obesidade.
NOTA: entre pessoas com pré-diabetes, diabetes, hipertensão e obesidade, somos mais de 6 milhões de Portugueses. Somos também os que lemos porque é um problema que nos afeta coletivamente e sob vários papéis, o de cidadão, o profissional, o familiar e outros. Esta nota não pretende advogar o vegetarianismo como a solução, pretende sim, relacionar os factos sobre o impacto que a alimentação tem nas condições referidas.
O padrão de consumo alimentar, para que seja considerado nutricionalmente adequado, deve incluir a ingestão e a biodisponibilidade de alguns nutrientes. Mais particularmente, a adoção e manutenção de uma dieta vegetariana (especialmente uma dieta vegana), exige ao nutricionista um conjunto específico de conhecimentos e competências. Estes conhecimentos são ainda mais relevantes em fases do ciclo de vida como a infância ou a gravidez ou, em indivíduos com necessidades alimentares especiais, como os atletas.
O número de pessoas com interesse em dietas vegetarianas tem vindo a aumentar nos últimos anos, havendo inúmeras famílias em que todo o agregado adotou e mantém um regime alimentar vegetariano. Assim, os nutricionistas reconhecem ser cada vez mais importante aumentar a literacia alimentar da população e a capacidade de resposta profissional em consulta. Ao caminho [Curso Avançado] que propomos percorrer em conjunto com os nutricionistas para desenvolver o desempenho em contexto de consulta e acompanhamento a clientes que seguem ou pretendem adotar regimes vegetarianos, entendemos intitular de – “Estou em Consulta com um Vegetariano…E Agora?”. Neste curso, propõem-se aulas teóricas, teórico-práticas e práticas que permitam a prestação de serviços segura e eficaz no contexto de clientes e/ou doentes com regimes de alimentação vegetarianos. Estruturamos o curso para que os participantes aprendam a avaliar e a selecionar os nutrientes e as respetivas fontes alimentares de forma completa e segura, e a compreender as especificidades para a criança, para a gravidez e outras circunstâncias especiais. O propósito principal consiste em dotar os nutricionistas de instrumentos necessários para acompanhar a população, de acordo com os regimes alimentares que adotam e a usufruir dos seus benefícios, prevenindo intercorrências. Particularmente, pretende-se a aquisição de conhecimentos acerca das eventuais implicações subclínicas e/ou clínicas da adoção de dietas vegetarianas e a tradução destes conhecimentos no exercício profissional. Haverá espaço para discutir e aprender sobre orientações nutricionais, logísticas e financeiras relativas à seleção e aquisição de alimentos no contexto de regimes vegetarianos. Finalmente, vamos desenvolver, noções e técnicas para preparar alimentos de origem vegetal e confecionar refeições vegetarianas.
O objetivo principal deste curso é desenvolver e integrar conhecimentos e competências de nutrição vegetariana e a sua aplicação prática no contexto do exercício profissional do nutricionista. Isto faz-se, através de um curso pensado e organizado em regime B-learning (aulas online teóricas e teórico-práticas e práticas presenciais facultativas) que facilita a transição da teoria para experiências de workshop e showcooking com ideias criativas e inovadoras, traduzidas em receitas fáceis que o público vegetariano pode adotar, enriquecendo a sua alimentação.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
– Proporcionar conhecimentos para compreender os princípios teóricos e práticos que suportam a prescrição segura e a otimização de benefícios do padrão alimentar vegetariano.
Módulo 1: Introdução à Alimentação Vegetariana
Módulo 2: PAV – Do planeamento à execução
Módulo 3: PAV – Particularidades no planeamento do PAV
Módulo 4: Da teoria à prática
3 – Formação a distância – E-learning (turma)
A classificação final no curso resultará da classificação quantitativa obtida por exame final. A avaliação compreende as respostas a um exame de escolha múltipla com 20 perguntas. Cada resposta correta contribui com 1 valor para a classificação final. O exame será realizado no fim do curso.
A avaliação final de um curso é expressa através de uma classificação na escala numérica de 0 a 20 valores, considerando-se aprovação a obtenção de um mínimo de 10 valores.
A classificação final do curso pode ser acompanhada de uma menção qualitativa, expressa na seguinte escala: Suficiente (10 a 13), Bom (14 e 15), Muito bom (16 e 17) e Excelente (18 a 20).
De acordo com a legislação portuguesa (DL 42/2005 de 22 de fevereiro), as notas abaixo de 10, na escala de 0 a 20, implicam reprovação.
No final da ação será aplicado um instrumento de avaliação para aferição da satisfação dos participantes relativamente ao processo formativo e às condições de realização da ação, visando eventuais ações de melhoria.
No final do curso será emitido um Certificado de Formação Profissional, conforme legislação em vigor (Portaria nº 474/2010 de 8 de julho), a todos os participantes que concluírem com aproveitamento a ação de formação. O referido certificado, assim como um diploma, serão disponibilizados em formato digital na área do participante, no site da Academia Clínica do Dragão, num prazo máximo de 30 dias úteis, após a data de término da ação. Caso o aluno não tenha aproveitamento será emitido um Certificado de Frequência de Formação Profissional.