Especialização Avançada em Gestão Hoteleira

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Descrição

Face ao facto da atividade turística em Portugal ter uma importância estratégica para a economia portuguesa, sendo os últimos anos considerados como os “anos de ouro” para o turismo e perante a constatação do impacto económico do sector do turismo para o Produto Interno Bruto (PIB) em Portugal ser superior ao verificado na Europa e no Mundo e perante a realidade do investimento efetuado no setor do turismo ser relevante em relação aos contributos médios registados no resto do mundo, considera-se uma mais valia promover uma formação avançada em Gestão Hoteleira na modalidade e-Learning, como alternativa de formação e atualização num contexto de retoma económica e de dinamização do setor.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Assegurar formação de natureza complementar e especializada, atual e coerente com as necessidades do setor do Turismo e Gestão Hoteleira, a profissionais intermédios que intervenham no setor ou que perspetivem vir a intervir, que pretendam adquirir competências na área ou aprofundar conhecimentos que lhes permitam melhorar níveis de motivação, pro-eficiência e profissionalismo perante os desafios que se colocam ao setor do Turismo em Portugal.


Módulo I – Tendências Atuais do Mercado do Turismo
O potencial de reinvenção do setor do Turismo e sua função na dinamização económica à escala mundial e nacional
As atuais tendências de consumo e dinamização do setor Turístico e consequentes repercussões nos setores hoteleiro e do alojamento local

Módulo II – A Gestão de Recursos Humanos no Setor do Turismo
O Recrutamento e Seleção no Setor Hoteleiro
A definição de perfis e de competências por perfil
Modalidades de recrutamento
A aferição de competências
Incentivos à contratação para o setor do turismo
O acolhimento e integração de recursos humanos
Avaliação do sucesso dos processos de R&S
A Gestão de Carreiras no Setor Hoteleiro
O conceito de carreira
A gestão de talentos no setor hoteleiro
Metodologias de desenvolvimento de recursos humanos no setor hoteleiro
A formação profissional
A Gestão de Remunerações e Incentivos
A estrutura remuneratória
O instrumento de regulamentação coletiva de trabalho
O sistema de benefícios subjacente à convenção coletiva de trabalho vigente

Módulo III – A Gestão da Comunicação Interna
As estratégias, políticas e ferramentas de comunicação
A comunicação interna: diferentes tipologias de comunicação; a necessidade de coordenação de equipas, a comunicação formal
A comunicação com o exterior: stakeholders e parceiros de negócios
A comunicação na resolução de conflitos e de crises

Módulo IV – Planeamento Estratégico
A Estratégia Empresarial
Conceito e a definição da estratégia da empresa
O modelo de planeamento estratégico
Missão, visão e valores da organização
A definição da Estratégia
A estrutura organizacional
O diagnóstico estratégico interno e externo
A análise SWOT
A vantagem competitiva
A estratégia genérica de base
Implementação da Estratégia e Medição de Resultados
Os objetivos estratégicos
O planeamento e programas operacionais
Orçamentação
Avaliação e controlo de desempenhos e resultados

Módulo V – Gestão Financeira
Introdução
A contabilidade e a importância da informação financeira para a tomada de decisões
Os ciclos da atividade da empresa
Documentos base da análise Financeira
Dos Documentos Contabilísticos aos Documentos Financeiros para Análise
O balanço patrimonial
Os ciclos financeiros da empresa
O balanço Funcional
A Gestão Financeira de Curto Prazo
Equilíbrio Financeiro
Indicadores do ciclo de exploração:
Análise do Risco Operacional e Financeiro
A rendibilidade da empresa

Módulo VI – Gestão Comercial e de e-Commerce
Comunicação, Persuasão e Técnicas de Argumentação
O conceito de venda
O ciclo comercial e a realidade do mercado
A comunicação comercial: formas de expressão
A persuasão e a sua importância na atividade de vendas
As objeções e a gestão de objeções
A técnica de argumentação
Impacto da argumentação na atividade comercial
Gestão de Reclamações e Fidelização de Clientes
Reclamações
A gestão de reclamações e a perceção da sua importância para o negócio
O tratamento e a resolução de reclamações
O conceito cliente
A fidelização de clientes
Métodos de gestão da carteira de clientes
Competências para reter e fidelizar clientes
Introdução ao e-Commerce e Planeamento
Tipos de e-Commerce
Crescimento do e-Commerce
Tendências do E-commerce
Análise de Mercado e da concorrência
Definição de Nome e registo da marca
Plataformas e Gestão da Comunicação
Tipos de plataforma e modelos de cobrança
Funcionalidades da plataforma e alojamento
Layout e usabilidade da loja online
Títulos, keywords, metadescription
Utilização de fotos e vídeos
Operações, Logística e Métodos de Pagamento
Atendimento ao cliente
Stock e fornecedores
Transporte
Métodos de pagamento
Marketing Digital
Canais de venda, canais de divulgação e relacionamento
Análise e métricas
Criação de um plano de marketing digital

Módulo VII – Gestão de Eventos
Planeamento de Eventos
O conceito de evento
Objetivos dos eventos
Tipologia de eventos
As fases de organização de eventos
Checklist geral de planeamento
Gestão e planeamento de recursos
A orçamentação
Avaliação de eventos
Marketing de Eventos
Marketing e divulgação criativa dos eventos
Relação com os media nos eventos;
Instrumentos para comunicar com os jornalistas
Gestão de Patrocínios
Tipos de apoios e patrocínios
Como negociar patrocínios
Criação e implementação de estratégia de patrocínio

Módulo VIII – Gestão de Alojamentos
Alojamento – Contexto Organizacional
Alojamento perspetiva histórica e atualidade
Produtos hoteleiros, tipologia e especificidades
Estrutura organizacional da área de alojamento
Tipologia, configuração, numeração e status dos quartos
Receção – Organização Física e Funcional
Relacionamento com as outras áreas do hotel
Recursos humanos e job description
Recursos físicos e equipamento
Receção – Operações e Procedimentos
Ciclo de cliente
Reservas
Chegadas/Check-in
Faturação
Guest Ledger e City Ledger
Saídas/Check-out
Night Audit
Sistemas de Gestão Informatizados
Housekeeping – Organização e Procedimentos
Recursos humanos e Job Description
Relacionamento com as outras áreas do hotel
Instalações, equipamento e material
Procedimentos de rotina – chegadas, saídas, in-house, turn-down
Outros procedimentos – quartos bloqueados, mudanças, situações especiais
Gestão de stocks e inventário da secção
Lavandaria e Rouparia – equipamento e estrutura
Cálculo de stocks de roupa
Receção como Ponto de Vendas
Fatores comportamentais e hospitalidade
Fidelização de clientes e qualidade de serviço
Relações da receção com o meio envolvente

Módulo IX – Gestão de Aprovisionamentos no Setor Hoteleiro
Conceitos fundamentais: Aprovisionamento, logística, stock. Gestão de Aprovisionamento
Gestão de Qualidade no Aprovisionamento, Compras e Fornecedores
Gestão de Stocks
Economia Aplicada à Gestão de Aprovisionamento: Just in time e Just in case.
Gestão Física dos Stocks
Gestão e Organização Administrativa dos Stocks
Sistemas de Inventário
Gestão Económica dos Stocks/Gestão Previsional dos Stocks
Departamento de Compras, Organização e Gestão Administrativas
Os Transportes e a Informática na Gestão do Aprovisionamento

Módulo X – A Gestão de Incentivos do PT 2020 para o Setor Hoteleiro
Introdução ao PT 2020
A Estratégia Europa 2020
A Estrutura do PT 2020
Regras de acesso dos beneficiários
Introdução ao Plano de Ação para o Desenvolvimento do Turismo em Portugal
Elaboração de um Plano de Ação
A Regulamentação específica
As Estratégias de eficiência coletiva/clusters
Os programas operacionais temáticos e regionais do Portugal 2020
Os programas operacionais de cooperação no período 2014-2020
A estratégia nacional e estratégias regionais
A metodologia e processo
O Diagnóstico Prospetivo
As tendências internacionais
O turismo nas diferentes regiões do país
O Ciclo de Programação Comunitária 2014-2020 para o Turismo
O Turismo 2020: modelo territorial
Objetivos estratégicos
Critérios gerais de reconhecimento dos projetos submetidos
A abordagem aos Mercados Externos
Mercados estratégicos
Mercados de crescimento
Mercados de atuação seletiva
O Modelo de Gestão e Monitorização do Plano de Ação
A Entidade Gestora
O Conselho Estratégico
A Comissão de Acompanhamento
A aplicação do Turismo 2020 à Cadeia de Valor do Turismo
Fases de elaboração de uma candidatura ao Turismo 2020
O recurso ao Balcão 2020
Submissão da candidatura
Pedidos de pagamento
Acompanhamento e encerramento dos projetos
O Turismo de Saúde e Bem-Estar na Estratégia do Turismo 2020
Principais consequências no recurso ao financiamento pelo PT 2020

Módulo XI – A Gestão da Inovação
Definição de Inovação
Sistemas de informação
Objetivos da Inovação
Inovação – Criação de Valor
Instrumentos de Apoio à Inovação
Futuro Empresarial

Módulo XII – Projeto Final de Especialização Avançada



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início da especialização), avaliação formativa/contínua (durante a especialização) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou da especialização).
A classificação final na Especialização Avançada resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

AF (Média simples dos testes finais (TF) de cada módulo e do projeto final (PF)]: 80% = 48% (TF)+ 32% (PF)
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas): 10%
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos, definidos para a especialização que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional Avançada que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota da especialização na pauta de avaliação final.
Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, este certificado é válido para a obtenção de créditos (ECTS) num estabelecimento de ensino superior, nos termos do disposto na alínea f) do nº 1 do artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto. Este certificado pode constituir-se também numa valorização curricular na admissão a concursos de emprego público e privado.


 

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