Especialização Avançada em Gestão e Coordenação Pedagógica da Formação

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Descrição

A aquisição constante de conhecimentos atualizados em Gestão de Formação não é apenas um desafio mas determinante não só por uma série de imposições legais como também, pela necessidade das entidades prestadoras destes serviços estarem integradas num meio em que a preparação dos seus profissionais é ponto-chave para aumentar a sua capacidade de antecipação, para o vislumbre de oportunidades de negócio que potenciem um crescimento sustentável.
Por outro lado, esta especialização torna-se, ainda, numa mais-valia curricular, uma vez que a certificação de entidades formadoras pela DGERT, decorrente da regulamentação que tem por base a Portaria 851/2010 de 6 de Setembro, determinou a obrigatoriedade dessas entidades terem nos seus quadros gestores de formação com pelo menos 150 horas de formação neste domínio, para responderem a obrigações legais de formação em diferentes áreas.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Dotar os formandos de competências pedagógicas necessárias para o exercício das funções de gestor e coordenador pedagógico, conforme requisitos da DGERT e desafios atuais do setor da formação profissional.


Módulo I – O Sistema de Formação Profissional Português
A Formação Profissional em Portugal
. Os Contextos de Gestão da Formação
. As Entidades Formadoras
. As Entidades que Prestam Formação
. Formação: que valor para a Empresa?
O Ciclo de Formação
. Planeamento
. Desenvolvimento
. Avaliação
Elementos Caracterizadores da Formação
. As Áreas de Formação
. As Modalidades de Formação
. Formas de Formação
. Componentes de Formação
. Níveis de Qualificação
. Destinatários de Formação

Módulo II – Processo de Diagnóstico de Necessidades de Formação
Conceito de Diagnóstico de Necessidades de Formação
Objetivos do Diagnóstico de Necessidades de Formação
Importância do Diagnóstico de Necessidades de Formação
Fontes de Necessidades de Formação
Tipos de Necessidades
O DNF e a sua articulação com o Ciclo de Formação
Desenvolvimento de Metodologias de Diagnóstico de Necessidades de Formação
Metodologias e Técnicas de Recolha de Informação
Análise e Tratamento de Informação Recolhida Através de Inquéritos
Relatório de Diagnóstico de Necessidades de Formação

Módulo III – Planeamento e Gestão da Formação
O Plano de Formação
. Do Diagnóstico ao Plano de Formação
. Critérios de Eficácia na Construção do Plano de Formação
. Estrutura do Plano de Formação: Programa, Local de Formação, Destinatários de Formação, Tipos de Objetivos e Métodos e Técnicas Pedagógicas
Execução da Formação
. Recursos Financeiros
. Recursos Humanos
. Recrutamento e Seleção
A Divulgação da Ação
O Início da Execução da Formação
O Dossier Técnico-Pedagógico
Elementos do Dossier Técnico-Pedagógico

Módulo IV – Avaliação dos Resultados da Formação
O Conceito de Avaliação em Contexto de Formação Profissional e Ensino
A Avaliação como Forma de Credibilizar a Atividade Formativa
A Avaliação da Reação e Satisfação dos Participantes na Formação
A Avaliação do Grau de Domínio de Determinados Saberes: avaliação de aprendizagens
A Avaliação da Transferência da Formação ou on-the-job (posto de trabalho)
A Avaliação do Impacto da Formação no Desempenho da Organização e do Retorno do Investimento
A Avaliação como Forma de Racionalizar Custos de Formação e de Proporcionar Novos Investimentos – Contributo para o Supply Chain Management
Construção de Mapa de Impactos

Módulo V – Certificação de Entidades Formadoras pela DGERT
Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT)
. Missão, Visão e Valores
. Atribuições da DSQA
Sistema de Certificação de Entidades Formadoras
. Destinatários
. O Processo de Certificação
. Requisitos de Certificação
. Deveres da Entidade Certificada
. Vantagens da Certificação
. Responsabilidade da Entidade Certificada
. Taxas de Certificação
Certificação Inicial
. Pedir a Certificação
. Organizar o Pedido de Certificação
. Utilizar a Plataforma Eletrónica
Guia do Sistema de Certificação de Entidades Formadoras
. Requisitos de Certificação
. Requisitos de Estrutura e Organização Internas
. Requisitos de Processos no Desenvolvimento da Formação
. Requisitos de Resultados e Melhoria Contínua
. Avaliação do Desempenho da Entidade Certificada
. Auditorias
Elaboração de um Modelo de Manual de Qualidade da Atividade Formativa
Questões Jurídicas na Certificação de Entidades Formadoras

Módulo VI – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa
O SIGO na Organização do Sistema Nacional de Qualificações
A Sistematização de Informação numa Plataforma Supervisionada por Organismo Público
A Utilização do SIGO na Preservação da Organização da Formação de Qualidade
Apresentação e Análise da Legislação Vigente Relacionada com a Utilização do SIGO

Módulo VII – Elaboração de Candidaturas a Fundos Estruturais
A Transição entre o Quadro Comunitário 2007-13 e o Programa Portugal 2020
Apresentação da Estrutura do Programa Portugal 2020
Principais Beneficiários do Programa Portugal 2020
Critérios de Elegibilidade dos Beneficiários
Elegibilidade das Despesas
Obrigações dos Beneficiários
Recurso a Plataformas Europeias
.Plataforma Eucis-LLL
.Plataforma Europeia contra a Pobreza e a Exclusão Social
.Plataforma Digital Europeia
.Plataforma Europa Criativa
Recurso a Crossfunding e Crowdfunding
Promoção de Parcerias Estratégicas
Acesso ao Balcão 2020
Passos para Garantir uma Candidatura Bem-sucedida
Relatórios de Acompanhamento Intermédios
Regras Gerais de Elegibilidade de Despesa
Modalidade de Apresentação dos Projetos
Coordenação dos Projetos Submetidos no âmbito do Portugal 2020
Responsabilidade de Emissão de Relatórios Anuais e Finais

Módulo VIII – As Certificações Profissionais e Reconhecimentos Obrigatórios de Percursos de Formação Certificados
Estratégia Europa 2020 e suas Implicações na Gestão da Formação na Europa e em Portugal
. Quais são os Precedentes da Estratégia Europa 2020?
. A Estratégia Europa 2020 resultou?
Acesso à Certificação de Competências Pedagógicas de Formador
. Requisitos para o Exercício da Atividade de Formador
. Certificação de Formadores
. Regime de Isenção
. Certificado de Competências Pedagógicas de Especialização
Homologação de Cursos de Formação
. Validade da Homologação
. Requisitos para a Homologação
. Formalização de Candidaturas à Homologação
. Decisão de Homologação
. Sinalização de Ações
Reconhecimento de Cursos de Formação Complementar Específica e de Cursos de Formação Contínua de Atualização
. Reconhecimento Prévio dos Cursos
. Requisitos Relativos à Entidade Formadora
. Requisitos relativos aos cursos de formação
. Procedimento de Reconhecimento
Centros Qualifica
. Programa Qualifica
. Centros Qualifica

Módulo IX – Implementação de Auditorias e Sistemas de Gestão da Formação conforme Normativo NP 4512
A Importância da Implementação de um Sistema de Gestão da Formação
Enquadramento Legal
Implementação da Norma NP 4512 e respetivas Vantagens na Criação de Serviços de Formação Profissional orientados para a Modernização de Serviços e Gestão de Processos

Módulo X – Gestão de Plataformas de Formação a Distância
O Contributo das Metodologias e-Learning para a aquisição eficaz e rápida de Novas Competências e Adaptação aos Mercados dos Recursos Humanos
Conceitos Base na Conceção de Materiais de e-Learning (SCORM e Learning Objects) e Ferramentas mais utilizadas
As Vantagens da Metodologia e-Learning em relação à Formação Presencial
Os Condicionalismos Técnico para a Operacionalização da Formação e-Learning
A organização da Formação e-Learning em Plataformas Moodle

Módulo XI – Desafios que se colocam aos profissionais do Setor da Formação
Criar e Manter Serviços Certificados Sustentáveis
Promover Oferta Formativa que se Direcione para Necessidades de Formação Concretas e Públicos-Alvo Bem Definidos
Criar Serviços Inovadores Adaptativos ao Mercado de Trabalho e bem Integrados numa Economia Globalizada e Competitiva
Manter no Mercado Oferta Formativa de Qualidade, Profissionalizada e Apelativa

Módulo XII (Facultativo) – Empreender no Setor da Formação Profissional
Caraterização Breve do Setor Atual da Formação Profissional
A Ideia de Negócio
A Forma Jurídica da Empresa e Constrangimentos Legais a Respeitar
O Plano de Negócios e sua Construção:
– A análise do Mercado envolvente e análise Swot (pontos fortes, fracos, fraquezas e oportunidades)
– A segmentação do Mercado
– A Identificação do Público-Alvo do Negócio
– Análise da concorrência
– A Planificação Financeira do projeto (conforme POC);
– Análise e escolha das Fontes de Financiamento (PT 2020 e outros alternativos)
– A Definição de política de Preços
– A Definição de ações de Marketing
– A Definição de Canais de Distribuição
– A Definição de objetivos de Negócio
– A Definição e conceção de ferramenta de controlo e mensuração da atividade empresarial
A Formalização e Gestão de Parcerias alinhadas com objetivos de crescimento

Módulo XIII – Projeto Final de Especialização Avançada



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início da especialização), avaliação formativa/contínua (durante a especialização) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou da especialização).
A classificação final na Especialização Avançada resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

AF (Média simples dos testes finais (TF) de cada módulo e do projeto final (PF)]: 80% = 48% (TF)+ 32% (PF)
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas): 10%
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos, definidos para a especialização que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional Avançada que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota da especialização na pauta de avaliação final.
Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, este certificado é válido para a obtenção de créditos (ECTS) num estabelecimento de ensino superior, nos termos do disposto na alínea f) do nº 1 do artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto. Este certificado pode constituir-se também numa valorização curricular na admissão a concursos de emprego público e privado.


 

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