Descrição
O Coaching é uma ferramenta preponderante de desenvolvimento e de gestão do comportamento humano. Tem como objetivo levar o indivíduo ao estado desejado, através de mudanças e transformações sustentáveis com foco no aumento da performance e na melhoria de resultados.
Enquanto ferramenta de liderança, o Coaching pode gerar resultados surpreendentes. Os líderes entram numa jornada de autodescoberta e de desenvolvimento de novas competências, uma vez que o Coaching recorre a conhecimentos de variadas áreas, tais como as Neurociências, a Gestão, Inteligência Emocional, a Programação Neurolinguística (PNL), a Gestão de Recursos Humanos, a Psicologia, Sociologia, entre outras.
Recorrendo a John Whitmore e ao seu livro “Coaching for Performance”, “Coaching é desbloquear o potencial de uma pessoa para maximizar o seu crescimento.”, e isso aplica-se ao desporto, liderança, relacionamentos interpessoais e a qualquer área, tornando o Coaching um modo de estar na vida.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
• Desenvolver e aperfeiçoar as competências chave para a prática do Coaching;
• Integrar o Desenvolvimento Pessoal e a Programação Neurolinguística na prática do Coaching;
• Experienciar técnicas de Coaching.
Módulo I – História e Evolução do Coaching
Coaching vs. Outras Profissões de Ajuda
Filosofia, História, Evolução e Definição de Coaching
Processo de Coaching
A Atitude Coach e o Autocoaching
Papel do Coach e do Coachee
Coaching nas Organizações (Coaching Executivo)
As Diversas Vertentes do Coaching (Life Coaching, Executive Coaching, Career Coaching, Coaching de Equipas e Coaching Ontológico)
Módulo II – Programação Neurolinguística
Coaching e PNL
Modelo de PNL
Como surgiu a PNL
Abordagens do PNL
Pressupostos do PNL
Roda da Vida
Variantes da Roda da Vida
Crenças e Desconstrução de Crenças
Hierarquia de Valores e Alinhar Valores
Os Valores nas Instituições
O poder da Perceção
Sistemas de Representação e Submodalidades
Sucesso ao alcance de todos
Âncoras de Evolução
Módulo III – Inteligência Emocional
A Inteligência Emocional e a sua importância
As Cinco Capacidades da Inteligência Emocional
Emoções
Identificação das Emoções
QI vs. QE
O Circulo de Influência
Técnicas de Inteligência Emocional
Módulo IV – Hipnose Conversacional
História da Hipnose Moderna
Hipnose Conversacional
Hipnose Sofisticada ou Complexa?
Como nos Tronamos Ótimos Profissionais?
Princípios Hipnóticos mais Importantes
Os 3 R’s
Os Fundamentos da Hipnose
Processos Hipnóticos
Fundamentos da Hipnoterapia
Regressão
Hipnoterapia Conversacional
Como Gerir a Prática da Hipnoterapia
Módulo V – Comunicação e Desenvolvimento Interpessoal
Condicionamentos e linguagem Positiva
O Poder das Palavras
Perguntas Eficazes
Processos de Mudança
Autoconhecimento e Comunicação
Metáforas
Níveis de escuta
Feedback
Feedback Sandwich
Feedback Wrap
Rapport e níveis neurológicos
Linguagem Corporal – Posturas de Poder
Metamodelo e padrões de linguagem
Comunicação Empática
Escuta empática
Módulo VI – Definição de Objetivos e Metas
Objetivos e a sua importância no processo de coaching
Traçar objetivos e metas
Chave para atingir objetivos realizáveis
Os objetivos e as organizações
Reformular Problemas em Objetivos
Modelos para traçar Objetivos
Quem sou eu?
A zona de conforto
Modelos de Autocoaching
Motivação nas Organizações
Código de ética na prática do coaching
Módulo VII – Casos Práticos
Módulo VIII – Business Coaching e Eneagrama
Gestão por valores
Definição de filosofia/objetivos e valores da organização
Comunicação na organização (top down e botton up)
Ciclo de liderança
As redes de cooperação: relacionamentos
Os Tipos de Personalidade e perfil comportamental
Foco e Produtividade
Potencial vs. Resultados
O EU Empreendedor
O Caminho da Construção
Liderança e competências de Coaching
Áreas de Crescimento (pontos fortes) na Organização
Objetivos alinhados com os da Organização
Desenvolvimento de Team Coaching
Módulo IX – Projeto Final de Especialização Avançada
230
4 – Formação a distância – E-learning (individual)
A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início da especialização), avaliação formativa/contínua (durante a especialização) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou da especialização).
A classificação final na Especialização Avançada resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:
AF (Média simples dos testes finais (TF) de cada módulo e do projeto final (PF)]: 80% = 48% (TF)+ 32% (PF)
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas): 10%
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%
Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos, definidos para a especialização que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional Avançada que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota da especialização na pauta de avaliação final.
Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, este certificado é válido para a obtenção de créditos (ECTS) num estabelecimento de ensino superior, nos termos do disposto na alínea f) do nº 1 do artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto. Este certificado pode constituir-se também numa valorização curricular na admissão a concursos de emprego público e privado.