Doença de Parkinson

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Descrição

A doença de Parkinson é, atualmente, uma das doenças degenerativas com prevalência mais elevada na população mundial. Esta doença degenerativa não escolhe sexo, etnia, religião, classes sociais ou geografia, atingindo as mais variadas pessoas.
Esta doença é definida como uma doença neurodegenerativa caracterizada por um transtorno crónico e progressivo do sistema nervoso central e que tem início com a morte de células responsáveis pela produção de dopamina (neurónios dopaminérgicos), um mensageiro químico cerebral que tem a função de transmitir sinais que coordenam a funcionalidade dos músculos corporais e do movimento.
A doença de Parkinson é uma doença multifatorial, sendo associada a diferentes factores de risco tais como bioquímicos, ambientais e genéticos.
Esta patologia não tem cura, mas os seus sintomas podem ser atenuados e retardados pelo uso de tratamento não medicamentoso ou tratamento medicamentoso.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Dotar os formandos de competências para identificar idosos com características e comportamentos associados à doença de Parkinson e, assim, diagnosticar o mais precocemente possível a perturbação e técnicas terapêuticas para intervir em cada caso específico.


Módulo I – Fundamentos e Conceitos Básicos
Definição
História
Epidemiologia e etiologia
Sinais e Sintomas

Módulo II – Diagnóstico e Avaliação
Critérios de Diagnóstico
Diagnóstico Diferencial
Estágios
Exames Complementares de Diagnóstico

Módulo III – Tratamento Multidisciplinar
Tratamento Cirúrgico
Tratamento Fisioterapêutico
Tratamento Fonoaudiológico
Tratamento Psicológico
Tratamento Nutricional

Módulo IV – Viver com o Doente de Parkinson
Reabilitação nos Doentes de Parkinson
Impacto da Doença de Parkinson no Doente, Família e Sociedade
Terapia Ocupacional nos Doentes de Parkinson
Massagem Corporal



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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