Dislexia Para Não Psicólogos. Da sintomatologia à intervenção

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Data Início
01/03/2024




Data Fim
09/03/2024




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Segundo a International Dislexia Association (https://dyslexiaida.org/), a dislexia é uma dificuldade de aprendizagem baseada na linguagem.

A produção científica, apesar de prolífera, recorre a definições e critérios de identificação da dislexia não totalmente consensuais, dificultando o conhecimento da sua prevalência na população, isto é, do número de pessoas que apresentam perturbações na linguagem.

Apesar destas limitações, em Portugal, o estudo mais recente que se conhece, realizado no âmbito do projeto Vowel decoding in polysylabic words by Portuguese dyslexic children (Vale, et al., 2011), revelou que 5,4% das crianças avaliadas cumpriam os critérios de diagnóstico da dislexia (Carvalho, A. C. Tese de Doutoramento, 2014). Isto significa que, numa turma de 20 alunos, é possível que, em média, um aluno possa apresentar dificuldades de aprendizagem cujas causas mais comuns decorrem de perturbações na leitura, escrita e ortografia (estima-se que entre 70% a 80% das dificuldades de aprendizagem têm como base perturbações de linguagem, nas suas diferentes expressões).

Sabe-se hoje que a dislexia tem uma base neurobiológica, com alterações na estrutura e funcionamento neurológico, pelo que é independente do nível intelectual dos indivíduos, da qualidade do ensino, das oportunidades socioculturais, ou de alterações sensoriais. Tendo impactos diversos nos diferentes estágios do ciclo de vida dos indivíduos, o reconhecimento precoce da dislexia, em crianças e adolescente, e a utilização de intervenções adequadas e eficazes é crítico para os respetivos processos de aprendizagem e consequentemente para uma melhor e mais saudável vida escolar e profissional.

A frequência deste curso, irá permitir aos agentes educativos e da saúde, adquirir um modelo de abordagem à dislexia, desde a identificação dos sinais de alerta até à planificação e avaliação de uma intervenção reeducativa.




5 – Formação a distância (outros)



Certificado

O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens. 

O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. 

Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.


 

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