Descrição
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Aprofundar as competências linguísticas e comunicativas em Língua Portuguesa.
Compreender textos orais de complexidade crescente e de diferentes géneros, apreciando a sua intenção e a sua eficácia comunicativa.
Utilizar uma expressão oral correta, fluente e adequada a diversas situações de comunicação.
Interpretar textos escritos de complexidade crescente e de diferentes tipos textuais.
Produzir textos de complexidade crescente e de diferentes géneros, com diversas finalidades e em diferentes situações de comunicação.
Desenvolver a consciência linguística e metalinguística, mobilizando-a para melhores desempenhos no uso da língua.
Desenvolver o espírito crítico, no contacto com textos orais e escritos e outras manifestações culturais
Classes de palavras
Lexicologia
2.1 Campo lexical e campo semântico
2.2 Processos de formação de palavras
Sintaxe
3.1 Estrutura frásica
3.2 Frase simples. Frase organizada por coordenação e frase organizada por subordinação
Semântica
4.1 Relações semânticas entre palavras: hierarquia, parte-todo, semelhança/oposição
Relações semânticas entre frases
4.3 Valores semânticos configuráveis no âmbito da estrutura informativa: tempo, modo e aspeto verbais
Discurso, pragmática e linguística textual
5.1 Texto e textualidade: Coerência e coesão textuais
5.2 Tipologia textual e géneros discursivos
5.2 Dêixis: pessoal, temporal e espacial
Representação gráfica
6.1 Pontuação e sinais auxiliares de escrita
6.2 Convenções e regras para a representação gráfica
6.3 Relações entre palavras escritas e entre grafia e fonia
A avaliação dos conhecimentos teórico-práticos será efetuada através da realização de três testes, visando avaliar as componentes oral e escrita.
Ficam aprovados os alunos que obtiverem uma nota superior ou igual a 9,5 valores.
certificado de avaliação