Descrição
A competitividade empresarial está cada vez mais associada a equipas motivadas e sólidas salientando a importância de um contexto profissional onde os colaboradores trabalhem em equipa. Saber comunicar em equipa e manter relacionamentos interpessoais saudáveis no contexto de trabalho são ferramentas chave para o sucesso da empresa.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
– Compreender a importância da comunicação e das relações interpessoais durante o desempenho das suas funções no local de trabalho
I. Comunicação Interpessoal
1.1. Elementos básicos do processo comunicacional
1.2. Determinantes da comunicação eficaz
1.3. Estilos comunicacionais
1.4. A comunicação como objeto de dinamização de uma equipa de trabalho
II. Relacionamento Interpessoal
2.1. Fatores determinantes das relações interpessoais
2.2. Primeiras impressões e categorização
2.3. Estratégias de gestão conflitos
2.4. A importância do espírito de grupo nas relações interpessoais numa equipa de trabalho
1 – Formação presencial/em sala (turma)
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA OU INICIAL
No início da formação será realizada uma avaliação diagnóstica com o objetivo de aferir o nível de competências iniciais dos formandos sobre as temáticas do curso. Esta avaliação concretizar-se-á através da aplicação oral e/ou escrita de um conjunto de questões aos formandos.
AVALIAÇÃO PROCESSUAL OU CONTÍNUA
A avaliação das aprendizagens é realizada no decorrer da ação de formação. Os instrumentos de avaliação a utilizar serão da inteira responsabilidade do/a formador/a. Estes podem ser em forma de fichas de avaliação contínua, fichas de trabalho individuais e/ou em grupo, guiões de exploração (textos, vídeos), atividades práticas, entre outros.
O comportamento do formando ao longo da formação também será alvo de avaliação por parte do formador, nomeadamente, no que respeita ao empenho dos mesmos na realização das tarefas/atividades propostas, participação e cooperação com o grupo e o seu relacionamento com o grupo/turma.
A avaliação das aprendizagens será evidenciada através de uma atividade/exercício final. A avaliação será espelhada em grelha de avaliação das atividades/observação de comportamentos, em modelo próprio, cedido pela Evoluir.
A frequência Com Aproveitamento confere ao formando o direito a receber um Certificado de Formação Profissional com a classificação de “Com Aproveitamento”.