Descrição
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Este Curso tem como objetivo partilhar com os participantes os princípios e boas práticas aplicados à escrita profissional de e-mails, de forma a transmitir uma imagem positiva e a promover a boa imagem da empresa ou instituição que representam.
No final deste curso os participantes saberão:
Compreender o que é Comunicação e qual o seu objetivo;
Identificar os pilares da comunicação eficaz;
Identificar de que forma a comunicação escrita atinge o objetivo da comunicação;
Conhecer a forma atual de escrita empresarial de emails;
Saber escrever emails de forma profissional e eficaz, respeitando a regra dos 5 C`s: clara, concisa, coesa, correta e cortês;
Escrever emails concisos e claros de forma a captar a atenção do leitor e obter resultados;
Identificar os problemas (e soluções) chave antes de pressionar o botão de “envio”;
Redação dos principais emails-tipo.
Comunicação eficaz: o que é e quais os principais pilares;
Comunicação escrita, especificidades;
Compreender os desafios do email;
O que é e o que não é apropriado em e-comunicações;
Sistematizar informação no corpo de texto (emails, tickets);
“Falar” ao leitor;
Aplicação da regra dos 5C’s;
A importância da escolha do Assunto;
Definição e formulação do objetivo do e-mail;
Regras para anexar destinatários: Para, Cc e Bcc;
Fórmulas de saudação, disponibilidade e despedida;
A assinatura – o que deve constar e de que forma;
Elaboração de emails tipo:
Elaboração de emails exemplificativos de situações de contexto de trabalho. Pedido ou disponibilização de informações. Resposta a pedido de orçamento. Transmissão de ideias negativas. Cobranças. Solicitar serviços a colegas de outros serviços.
Exercícios de transformar textos negativos, agressivos, sem disponibilidade em textos positivos, agradáveis e disponíveis, que ajudem verdadeiramente o interlocutor.
3 – Formação a distância – E-learning (turma)

