Descrição
A Gestão de Recursos Humanos é um fator incontornável nas empresas bem estruturadas e com intenções de crescimento sustentável. Estas empresas deparar-se-ão de forma incontornável com a necessidade de implementarem de forma adequada processos integrados de gestão e avaliação de desempenho, por forma a contribuir para a correta gestão e melhoria do desempenho dos colaboradores.
O presente curso pretende que os formandos saibam desenvolver processos de avaliação de desempenho eficazes e com impacto na motivação dos trabalhadores e no desenvolvimento das empresas.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Desenvolver processos de avaliação de desempenho eficazes e com impacto na motivação dos trabalhadores e no desenvolvimento das empresas.
Módulo I – Avaliação de Desempenho nas Organizações
Conceito de Avaliação e o Enquadramento na Organização
O Desempenho como Resultado e Comportamento
Fatores Determinantes do Desempenho
Avaliação de Desempenho Individual vs. Avaliação de Equipa
Módulo II – Objetivos e Critérios da Avaliação de Desempenho
Objetivos da Avaliação de Desempenho
Critérios da Avaliação de Desempenho
. Critérios Quantitativos Mensuráveis
. Critérios Qualitativos
Módulo III – Fontes de Avaliação
Avaliação pela Chefia Direta
Autoavaliação
Avaliação pelos Colegas
Avaliação pelos Subordinados
Avaliação de “360 graus”
Módulo IV – Métodos e Instrumentos de Avaliação de Desempenho
A Periodicidade: avaliação formal e avaliação informal
Métodos Tradicionais
Métodos Contemporâneos
Módulo V – Fases da Implementação do Sistema de Avaliação de Desempenho Individual
Definição das Dimensões a Avaliar
Escolha do Sistema de Avaliação de Desempenho
Realização do Processo de Avaliação
Análise dos Resultados Obtidos
Transmissão dos Resultados ao Colaborador
Módulo VI – Entrevista de Avaliação de Desempenho
Preparação da Entrevista
Abertura da Entrevista
Questões e Discussão
Estabelecimento e Acordo de Objetivos
Conclusão da Entrevista
Módulo VII – Aplicação Prática de um Sistema de Avaliação de Desempenho
Criação de um Sistema Adequado
Erros a evitar
Formação dos Profissionais Envolvidos
Articulação com um Sistema de Gestão de Carreiras
4 – Formação a distância – E-learning (individual)
A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).
A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:
• TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
• PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
• AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.
Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.