Descrição
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Tratando-se da vida em reclusão um fenómeno que assume crescente expressão nas experiências pessoais e profissionais dos mais diversos atores que ao epicentro prisional confluem, impõe-se promover uma reflexão e um debate pluridisciplinar conjunto, nomeadamente em matéria de políticas de educação e formação, com vista à construção de conhecimento e partilha de saberes e experiências, num contexto tão específico e desafiante ao exercício da profissão docente, como o prisional.
Assim, propõe-se o presente evento aos seguintes objetivos:
. Contribuir para um olhar e ação transformadoras de práticas educativas/formativas em meio prisional;
. Promover uma visão comparativa sobre modelos/sistemas de Educação nas Prisões, em Portugal e a nível internacional;
. Fomentar um espaço de aprendizagem e partilha, assente numa lógica de reflexão e de procura de respostas adequadas aos desafios que se colocam à Educação de Adultos e aos respetivos profissionais da educação nas prisões;
. Divulgar trabalhos científicos e/ou projetos desenvolvidos no campo prisional, visando o aprofundamento do conhecimento e partilha de boas práticas;
. Analisar/discutir programas de educação e formação dirigidos à população prisional e refletir sobre os seus efeitos, em termos de reinserção na sociedade e no mercado de trabalho.
Programa em Português
09.04.2022
[09:30 – 12:00]
SESSÃO DE ABERTURA
Carlos Assunção Presidente ECHS | Armando Loureiro DEP | José Alberto Pinto Presidente APEnP
Painel 1 – Educação nas Prisões: Portugal e o contexto Europeu
José Alberto Pinto – Presidente da Associação Portuguesa de Educação nas Prisões (Portugal)
Educação nas Prisões em Portugal
Andrés González Novoa – Universidad de La Laguna (Espanha)
Educação nas Prisões em Espanha
Lise Vieira – Université Bordeaux Montaigne (França)
Educação nas Prisões em França
Sebastiano Rizza – Le Interferenze (Itália)
Educação nas Prisões em Itália
Vesna Mielitz – Center za dopisno izobraževanje Univerzum (Eslovénia)
Educação nas Prisões na Eslovénia
Luiza Bouharaoua – Udruga za promicanje književnosti i kulture Skribonauti (Croácia)
Educação nas Prisões na Croácia
Ed Santman | Ankie Til – Changes&Chances (Países Baixos)
Educação nas Prisões nos Países Baixos
Debate
Apresentação de projeto Erasmus+ (a cargo das instituições constantes do painel):
The chrysalis and the butterfly – autobiographical paths of penitentiary pedagogy
Debate
Moderador – Paula Lança (Agrupamento de Escolas Nº2 Beja | APEnP)
13.04.2022
[09:30 – 11:30]
Painel 2 – Educação e Formação de Adultos (em meio prisional)
Armando Loureiro – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro | APEnP (Portugal)
Formar Educadores de Adultos: uma necessidade e um compromisso
Carlinda Leite – Universidade do Porto (Portugal)
Educação: Um Admirável Mundo Novo
Valéria Medeiros – Universidade Federal do Tocantins (Brasil)
Ler Liberta – práticas de intervenção em prisões no Brasil
Debate
Júlio Vilanculos – Reitor da Universidade Metodista Unida de Moçambique (Moçambique)
Educação de Jovens e Adultos em Penitenciárias de Moçambique
Rui Abrunhosa Gonçalves – Universidade do Minho (Portugal)
Intervenção psicológica em contexto prisional: ajudar o professor a ajudar o recluso
Manuela Raimundo – Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (Portugal)
A DGRSP e a Educação/Formação da população prisional em Portugal
Debate
Moderador – Cristina Guerreiro (Agrupamento de Escolas de Montijo | APEnP) 23.04.2022
[09:30 – 11:30]
Painel 3 – Trabalhos de Investigação e Projetos em meio prisional
José António Moreira – Universidade Aberta | APEnP (Portugal)
Educação Digital em Portugal em contexto prisional – o Campus Virtual Educonline@pris
Angélica Monteiro | Rita Barros – Universidade do Porto | Instituto Piaget (Portugal)
Projeto EPRIS – possibilidades e potencialidades
Eric Lacombe | Lise Vieira – Laboratoire MICA, Université Bordeaux Montaigne (França)
Towards the construction of a liberating and socially inclusive autobiographical narrative: an experiment with “information seeds”
Debate
Gloria Jólluskin – Universidade Fernando Pessoa | APEnP (Portugal)
Saúde mental em contexto prisional
Ricardo Barroso – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal)
Agressores sexuais – modelos e estratégias de avaliação e de intervenção
Luena Marinho – Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra (Portugal)
Projeto Youthresponse
Debate
Moderador – Orquídea Martins (Agrupamento de Escolas de Aveiro | APEnP)
30.04.2022
[09:30 – 12:00]
Painel 4 – Reinserção
Rómulo Mateus* – Diretor-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (Portugal)
E depois da Prisão?
Ramón Arce – Universidade de Santiago de Compostela (Espanha)
Tratamiento penitenciario de sentenciados por violencia contra la mujer: ¿castigo u oportunidad?
Filipe Macedo – Presidente da Delegação de Vila Real da Ordem dos Advogados (Portugal)
Justiça Criminal e Justiça Restaurativa: dilemas e perspetivas
Debate
António Pedro Dores – ISCTE-IUL (Portugal)
Observatório Europeu das Prisões: práticas penitenciárias em Portugal e na Europa
Francisca Fariña – Universidade de Vigo (Espanha)
La justicia terapéutica y la dignidad
Margarida Simões – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal)
Preconceito, estereótipos e discriminação: impactos na perceção pública de crimes, penas e prisões
Debate
Moderador – José Marques (Escola Secundária João Gonçalves Zarco | APEnP)
* A confirmar
APRESENTAÇÃO DAS CONCLUSÕES | SESSÃO DE ENCERRAMENTO
Maria da Conceição Azevedo Diretora DEP | José Alberto Pinto Presidente APEnP
Program in English
PROGRAMME
09.04.2022
[09:30 – 12:00]
OPENING SESSION
Carlos Assunção President ECHS | Armando Loureiro DEP | José Alberto Pinto President APEnP
Session 1 – Prison Education: Portugal and the European context
José Alberto Pinto – President of the Portuguese Prison Education Association (Portugal)
Prison Education in Portugal
Andrés González Novoa – University of La Laguna (Spain)
Prison Education in Spain
Lise Vieira – University of Bordeaux Montaigne (France)
Prison Education in France
Sebastiano Rizza – Le Interferenze (Italy)
Prison Education in Italy
Vesna Mielitz – Center za dopisno izobraževanje Univerzum (Slovenia)
Prison Education in Slovenia
Luiza Bouharaoua
Udruga za promicanje književnosti i kulture Skribonauti (Croatia)
Prison Education in Croatia
Ed Santman | Ankie Til – Changes&Chances (The Netherlands)
Prison Education in the Netherlands
Q&A
Presentation of the Erasmus+ project:
The chrysalis and the butterfly – autobiographical paths of penitentiary pedagogy
Q&A
Moderator – Paula Lança (Beja School Cluster No.2 | APEnP)
13.04.2022
[09:30 – 11:30]
Session 2 – Adult Education and Training (in prison)
Armando Loureiro – University of Trás-os-Montes and Alto Douro | APEnP (Portugal)
Training Adult Educators: a need and a commitment
Carlinda Leite – University of Porto (Portugal)
Education: A Brave New World
Valéria Medeiros – Federal University of Tocantins (Brazil)
Reading makes one free – practices of intervention in prisons in Brazil
Q&A
Júlio Vilanculos – Rector of the United Methodist University of Mozambique (Mozambique)
Youth and Adult Education in Penitentiaries in Mozambique
Rui Abrunhosa Gonçalves – University of Minho (Portugal)
Psychological intervention in the prison context: helping the teacher to help the inmate
Manuela Raimundo – Directorate-General of Reintegration and Prison Services (Portugal)
The Directorate-General of Reintegration and Prison Services and the Education and Training of the prison population in Portugal
Q&A
Moderator – Cristina Guerreiro (Montijo School Cluster | APEnP) 23.04.2022
[09:30 – 11:30]
Session 3 – Research work and Projects in prisons
José António Moreira – Open University | APEnP (Portugal)
Digital Education in Portugal in the prison context – the Virtual Campus Educonline@pris
Angélica Monteiro | Rita Barros – University of Porto | Piaget Institute (Portugal)
EPRIS project – possibilities and potentialities
Eric Lacombe | Lise Vieira – MICA Laboratory, University of Bordeaux Montaigne (France)
Towards the construction of a liberating and socially inclusive autobiographical narrative: an experiment with “information seeds”
Q&A
Gloria Jólluskin – University Fernando Pessoa | APEnP (Portugal)
Mental health in the prison context
Ricardo Barroso – University of Trás-os-Montes and Alto Douro (Portugal)
Sexual offenders – assessment and intervention models and strategies
Luena Marinho – Centre for Social Studies, University of Coimbra (Portugal)
The Youthresponse project
Q&A
Moderator – Orquídea Martins (Aveiro School Cluster | APEnP)
30.04.2022
[09:30 – 12:00]
Session 4 – Reintegration
Rómulo Mateus* – Director General of the Directorate-General of Reintegration and Prison Services (Portugal)
And after Prison?
Ramón Arce – University of Santiago de Compostela (Spain)
Penitentiary treatment of offenders of violence against women: punishment or opportunity?
Filipe Macedo – President of the Vila Real Delegation of the Portuguese Bar Association (Portugal)
Criminal Justice and Restorative Justice: dilemmas and perspectives
Q&A
António Pedro Dores – ISCTE – University Institute of Lisbon (Portugal)
European Prison Observatory: penitentiary practices in Portugal and in Europe
Francisca Fariña – University of Vigo (Spain)
Therapeutic Justice and Dignity
Margarida Simões – University of Trás-os-Montes and Alto Douro (Portugal)
Prejudice, stereotypes and discrimination: impacts on public perceptions of crime, punishment and imprisonment
Q&A
Moderator – José Marques (João Gonçalves Zarco Secondary School | APEnP)
* To be confirmed
FINAL REMARKS | CLOSING SESSION
Maria da Conceição Azevedo Head of DEP | José Alberto Pinto President APEnP
Sem avaliação
without evaluation
Certificado de participação
Certificate of participation